Sindicato do Ensino Privado relata que escolas particulares estão “prontas para acolher seus alunos” no RS

Postado em 04 setembro 2020 06:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Segue nota do SINEPE/RS sobre o cronograma apresentado pelo Governo do Estado para o retorno às aulas presenciais.

“O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) saúda a decisão do Governo do Estado pela definição da data de retorno das aulas presenciais e apresentação de um calendário que guiará as escolas públicas e privadas na retomada das suas atividades.

Acreditamos, no entanto, que há um intervalo muito longo entre as datas propostas para o retorno dos segmentos de ensino e, desta forma, as necessidades das famílias e, principalmente, dos alunos, não são contempladas. A maioria das escolas privadas de Educação Básica e instituições de Ensino Superior está com seus planos de contingência prontos e, a partir de agora, cabe a elas orientar seus estudantes em relação ao retorno das aulas presenciais.

Solicitamos aos prefeitos que sigam a orientação do Governo do Estado, cumpram o calendário proposto – com embasamento em estudos científicos e avaliação criteriosa da situação – e dêem suporte a essa abertura. E se acreditam que não há condições de abrir as escolas públicas das suas cidades, que dêem essa opção às escolas privadas, prontas para acolher seus alunos.”

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
O Governo do Estado discutiu o cronograma da recuperação das aulas no Rio Grande do Sul. O calendário não prevê a retomada imediata de todas as atividades presenciais. No entanto, as datas significam a flexibilização das restrições estabelecidas para o setor. Os municípios, as escolas e os pais poderão decidir a melhor forma de se adequar às liberações.

A Educação Infantil seria a primeira a retornar, a partir da próxima terça-feira (8). A segunda etapa, em 21 de setembro, marcaria o retorno de estudantes dos ensinos Médio e Superior. Na rede estadual, o Ensino Médio voltaria mais tarde, em 13 de outubro. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltariam apenas no final de outubro, no dia 28. Já quem está nos anos iniciais, voltaria em 12 de novembro.

A proposta foi articulada pelas Secretarias da Educação, da Saúde e de Articulação e Apoio aos Municípios, com a parceria do Comitê de Dados do Palácio Piratini. A sugestão está sendo apresentada às prefeituras gaúchas.

Calendário de flexibilização das aulas:
8 de setembro: Ensino Infantil
21 de setembro: Ensino Médio (geral)
21 de setembro: Ensino Superior
13 de outubro: Ensino Médio (rede estadual)
28 de outubro: Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano)
12 de novembro: Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano)

Postado em 04 setembro 2020 06:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop