Sicredi e Sebrae firmam convênio de cooperação geral

Postado em 15 maio 2015 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ampliar o acesso dos pequenos negócios ao mercado financeiro, à capacitação técnica dos associados e colaboradores que atuam com o segmento e o intercâmbio de informações e conhecimento são os objetivos do convênio de cooperação geral assinado pelo Sicredi e o Sebrae no dia 8 de maio. A iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito e dos pequenos negócios brasileiros.

A parceria foi firmada pelo CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar, e a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, durante o Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro para Pequenos Negócios, em Porto Alegre. O evento é uma realização do Sicredi e Sebrae, em parceria com IFC (International Finance Corporation), Banco Central, Bancoob e Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária).

O Sebrae e o Sicredi já atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantis por meio do Projeto de Fomento às Boas Práticas em Cooperativas de Crédito (lançado em 2011), que dissemina experiências identificadas em cooperativas de crédito para pequenos negócios. A parceria nacional foi proposta pelo Sebrae no final de 2014. “Além de fortalecer as parcerias locais em andamento, a ampliação do acordo vai criar novas oportunidades de ações conjuntas, o intercâmbio de conhecimento, além de fomentar o desenvolvimento e a capacidade competitiva dos pequenos negócios”, afirma Nassar.

O Sicredi conta com aproximadamente 300 mil associados pessoas jurídicas, que correspondem a 10% da base. Destes, 96% são micro e pequenas empresas, que atuam, principalmente, no comércio (46%) e no setor de serviços (40%). Por meio de um atendimento próximo e consultivo, a instituição oferece soluções que apoiam o empreendedor no seu dia a dia, do aumento da rentabilidade à expansão do negócio. Nos últimos 12 meses, a base de pessoa jurídica do Sicredi cresceu 13%.

“Os pequenos negócios assim como as cooperativas de crédito promovem o desenvolvimento econômico das regiões onde atuam. A capacitação dos colaboradores que atuam com o segmento, segundo estratégias metodológicas locais, multiplicará o acesso ao conhecimento e qualificará o atendimento aos associados pessoa jurídica”, acrescenta o CEO.

O Sebrae vai estimular o acesso à capacitação, consultoria, elaboração de projetos e assessoria técnica destinada às cooperativas filiadas ao Sicredi e que atuam no segmento de pequenos negócios. Para a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, o convênio com o Sicredi é estratégico, porque busca melhorias na gestão das cooperativas, o desenvolvimento de novos produtos e serviços para pequenos negócios filiados às cooperativas e a promoção do empreendedorismo e associativismo, estimulando os pequenos negócios a participar das cooperativas do Sicredi.

“Nossa intenção é trazer contribuições para o processo de qualificação gerencial das cooperativas do Sistema Sicredi que atendem o público do Sebrae, os pequenos negócios. Por meio da atuação conjunta, abrem-se oportunidades para a inclusão financeira dos pequenos negócios por meio do cooperativismo financeiro”, afirma. O convênio tem duração prevista de 24 meses, podendo ser ampliado para até 60 meses.

Postado em 15 maio 2015 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop