Seminário mostra um cooperativismo com jeito de criança

NÃO ME TOQUE – Um dia dedicado ao cooperativismo. Este foi o diferencial do 6º Seminário da Liderança Mirim realizado nesta quarta-feira (1), em Não-Me-Toque.

O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro, a liderança mirim visitou a parte administrativa da Cotrijal. Conheceu a Sala do Conselho, o setor de acerto, a nova fábrica de rações, o supermercado e a Loja Cotrijal. O grupo encerrou a visita na sala do presidente, Nei César Mânica, que recepcionou os líderes mirins, falou sobre a importância do cargo que eles exercem e respondeu a alguns questionamentos. “Eles devem aproveitar essas oportunidades e desenvolver desde pequenos o gosto pelo cooperativismo. Através do seminário estamos proporcionando momentos de alegria, diversão e conhecimento, com o objetivo de motivar a juventude a seguir os exemplos vindos da agricultura”, disse.

Na segunda etapa do seminário, os líderes mirins escolheram as atividades que farão parte das reuniões de núcleo 2013. Após uma votação, ficou definido que será realizada uma gincana educativa, com diversas ações recreativas.

O cooperativismo e os serviços prestados pela cooperativa foram trabalhados através da encenação de um teatro. Os líderes foram divididos em grupos e representaram algumas situações do cotidiano rural. “O projeto Líder Mirim proporciona um dia diferente para essas crianças. Eles deixam suas casas e convivem com outros líderes, de diferentes lugares. Conhecem a cooperativa e falam sobre cooperativismo durante todo o dia”, comentou Enio Schroeder, gerente de Desenvolvimento Cooperativista e coordenador do projeto.

A próxima atividade direcionada para a Liderança Mirim da Cotrijal acontecerá durante as reuniões de núcleo de 2013 (janeiro e fevereiro).

O que é o evento:

O Seminário de Líderes Mirins é realizado anualmente pela Cotrijal e tem a coordenação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista. Os líderes mirins foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas em janeiro e fevereiro deste ano. Ao todo, são 50 líderes mirins, com idade entre 9 e 15 anos. Durante o encontro, os líderes mirins participaram de dinâmicas e práticas cooperativistas para entrosamento, socialização e obtenção de conhecimentos.

Lançado nas reuniões de núcleo de 2007, o projeto visa estimular o espírito cooperativista e a liderança entre crianças e adolescentes.

(Assessoria de Imprensa – Cotrijal)

Compartilhe: