SEMINÁRIO DO MERCOSUL – II Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares prossegue nesta quinta-feira

CRUZ ALTA – O II Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares, que integra a programação do XIV Seminário Internacional de Educação no Mercosul, prossegue nesta quinta-feira (10). Pela manhã, os temas abordados foram “Equoterapia: um trabalho interdisciplinar no processo de inclusão social”, “Como falar em público – apresentações e tipos de linguagem” e “Etnobotânica e sustentabilidade”.

À tarde, a professora da Unicruz doutoranda Rosangela Gomes Nascimento abordou no Ginásio II a “Avaliação como possibilidade de apoio à aprendizagem”. Ela considera a avaliação um dos grandes desafios do professor. “Nós, enquanto professores, temos que construir a ideia de que a avaliação não serve só para classificar o aluno, mas para indicar caminhos e possibilidades de aprendizagem. Se não, estaremos só categorizando”, afirmou.

No Salão Nobre, a professora da Unicruz M.Sc. Janaíne dos Santos falou sobre “Tecnologias educacionais na sala de aula – a perspectiva docente”. Ela fez uma retrospectiva histórica dos processos de comunicação e inserção dos meios de comunicação na escola e destacou que o desafio para o professor, na atualidade, é se habilitar a trabalhar as novas tecnologias com os alunos. Janaíne indicou sites de acesso público e jogos interativos.
Já a professora da Unicruz doutoranda Veronice Mastella da Silva abordou, para acadêmicos, professores e demais participantes do Curso, a temática “O meio ambiente e a sustentabilidade na ótica midiática”.

O II Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares chega ao fim na noite desta quinta-feira com os temas “Reestruturação do Ensino Médio: referencial metodológico”, “Marketing pessoal e postura profissional” e “Projetos para uma escola sustentável”.

Unicruz

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