Seminário de Líderes discute desafios e tendências do cooperativismo

NÃO ME TOQUE – A Cotrijal realizou no último dia 1º, seu 11º Seminário de Líderes. O evento reuniu no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, os líderes dos 51 núcleos da cooperativa para discutir os desafios e as tendências do cooperativismo.

Ao abrir a programação, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância de os líderes estarem bem preparados para auxiliar a cooperativa a se manter cada vez mais unida e fortalecida. “Quanto mais conhecimento os líderes tiverem, melhor, porque melhor vão exercer sua função de ser o elo entre a cooperativa e o produtor”, afirmou, ao apresentar um panorama do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, o cooperativismo destaca-se justamente por atuar de forma diferente dos demais setores, visando não só a competição, mas muito mais a cooperação. Ele proferiu palestra aos líderes, afirmando que as cooperativas precisam se unir mais para se manter no mercado, auxiliando o seu produtor. “Sem cooperativa, o produtor é devorado pelos leões que estão aí fora”, ressaltou.

Seguindo o mesmo raciocínio, o presidente do Sicredi, Ademar Schardong, chamou a atenção para a necessidade de um planejamento estratégico eficiente para que as cooperativas possam se defender dos grandes grupos que concentram serviços e produtos e estão dominando o mercado. Explicou o que o Sicredi fez para conseguir chegar ao 5º lugar no ranking financeiro nacional e apontou como saída, além da gestão baseada em planejamento de longo prazo, instituído de forma formal na cooperativa, a busca por parcerias seguras que possam agregar resultado para a organização e o produtor.

O 11º Seminário de Líderes de Núcleo da Cotrijal, depois das palestras da manhã, abriu espaço para os líderes discutirem os assuntos apresentados e encerrou com programação festiva.

Ouça o programa da O Informativo Cotrijal desta segunda-feira (4) e confira as avaliações do presidente da Cotrijal sobre o 11º Seminário de Líderes. Segue o link: http://www.cotrijal.com.br/index.php?id_menu=radio

Cotrijal

Compartilhe: