CRUZ ALTA – As doenças do coração hoje são as maiores causas de mortalidade no Brasil e o Rio Grande do Sul é o Estado mais acometido. Os gaúchos são os que possuem os maiores índices de obesidade, hipertensão, tabagismo e hipercolesterolemia. Diante disso, O Instituto de Cardiologia de Cruz Alta (Icca), em parceria com a Universidade de Cruz Alta, a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul e o Governo Estadual, está preparando mais uma edição da Semana do Coração. O evento acontece entre os dias 24 e 30 de setembro.
A programação tem atividades previstas para o Campus Universitário, na quarta-feira (26). Durante todo o dia a Comissão Organizadora da Semana do Coração, professores e acadêmicos voluntários estarão sensibilizando a comunidade para a importância da adoção de hábitos saudáveis. Na ocasião, a comunidade acadêmica também será convidada responder um questionário, a partir do qual será possível descobrir “como está sua saúde” e ainda vai avaliar conhecimentos sobre os fatores que prejudicam o coração e que vem afetando tanto os gaúchos.
Além da atividade do dia 26, nos dias que antecedem a Semana do Coração, voluntários estarão visitando os setores da Unicruz, para a verificação de pressão arterial, peso e altura, com o objetivo de complementar dados da pesquisa e sensibilizar para o acesso ao questionário virtual disponível no endereço: http://www.enovative.com.br/semanadocoracao
Para o encerramento da Semana em Cruz Alta, está prevista uma concentração de ações na Praça General Firmino de Paula, para a orientação e prevenção de doenças cardíacas. Entre as atividades confirmadas, estão a realização de exames básicos de saúde com contribuição de acadêmicos da Unicruz, distribuição de materiais informativos e o levantamento de dados com a comunidade, onde são aplicados questionários sobre indicativos de doenças cardíacas.
(Assessoria de Imprensa – Unicruz)