Semana de museus: O passado em movimento na vida presente

LAGOA DOS TRÊS CANTOS – De14 a 20 de maio transcorreu a Semana de Museus. Registrando a cultura que era praticada, a evolução da tecnologia, as diferentes formas de trabalho, a educação, preservando utensílios, “máquinas”, documentos, fotos, o museu é um local ativo e em movimento e assume um papel cada vez mais estratégico e desafiador.

“Com tantas (e rápidas) transformações sociais, o grande desafio dos museus é refletir sobre seu papel nesse mundo em movimento. Enquanto tempo e espaço são suprimidos, condensados ou subvertidos, os museus aparecem como conectores. São pontes entre a memória e o esquecimento; o individual e o coletivo; o local e o global; o que se é, se foi e se pretende ser”.

O Museu Municipal de Lagoa dos Três Cantos realizou atividades com os alunos das escolas municipais e estadual, ressaltando o tema Comunidade com destaque para os 100 anos da Sociedade de Cantores Concórdia, de Linha Kronental, 100 anos da comunidade de Linha Ojeriza, 103 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, 120 anos da Igreja Adventista em 2013 e já se aproximando de seu centenário a Comunidade Católica São Paulo de Lagoa dos Três Cantos.

À entrada da Biblioteca, em um lado um harmônio fabricado na década de 1940, doação recente ao museu e no outro lado, um teclado moderno que transmitem a ideia de reunião de pessoas para celebrar sua fé.

Para estabelecer um paralelo, foi contada a história “No tempo de meus bisavós”, de Nye Ribeiro. Objetos do museu ilustravam as passagens apresentadas pelo livro. Também foi demonstrado na prática o jogo de víspora que exigiu concentração e conhecimento de unidade e dezena. Após visita ao acervo, os alunos elaboraram desenhos e expuseram a impressão que eles tiveram de como seria viver antigamente e como é hoje.

O acervo do museu municipal está sendo enriquecido a cada dia quando os cidadãos três-cantenses fazem doações para preservar e passar adiante a história e a cultura local.

(Assessoria de Imprensa – Paulo Santos – [email protected])

Compartilhe: