Semana da Consciência Negra abriu ontem à noite no Campus Universitário

CRUZ ALTA – Com objetivo de oportunizar situações para a reflexão, formação de atitudes, construção de conhecimento, bem como a busca de um sentimento de valorização e reconhecimento da importância de estudos afro-brasileiros, a Universidade de Cruz Alta promove até o próximo sábado (24), a VIII Semana da Consciência Negra.

Na programação estão previstos várias atividades, entre elas curso sobre beleza negra, roda de conversa sobre a prática da capoeira do Estado, bem como uma edição especial do Cinema, Papo & Pipoca. Além disso, também haverá atividades permanentes, como a Mostra de Máscaras de Inspiração Afro e de Bonecos e Bonecas de Inspiração Afro, organizada pelo curso de Pedagogia.

São apoiadores da Unicruz na programação o Grupo de Capoeira Oxôsse Capoeira de Tupanciretã, Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos de Barros Freire – Assentamento Seival, Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Bandarra Westphalen, Casa das Linhas e Teclas Tecidos.

Ontem à noite, às 19h15min, no Salão Nobre do Campus Universitário, houve a abertura oficial do evento e, logo após, palestra sobre o tema “Raízes africanas na terra vermelha: resgate histórico sobre a população negra em Cruz Alta”, com o pesquisador Rossano Viero Cavalari.

Informações e inscrições na Assessoria de Eventos – Unicruz Campus ou pelos telefones (55) 3321-1600 ou 3321-1641.

Programação
– Atividades permanentes:
– 2ª MOSTRA DE MÁSCARAS DE INSPIRAÇÃO AFRO – Curso de Pedagogia
Local: Hall de entrada daBiblioteca Visconde de Mauá.
– 3ª MOSTRA DE BONECAS E BONECOS DE INSPIRAÇÃO AFRO – Curso de Pedagogia
Local: Vitrine da Casa das Linhas (Rua Pinheiro Machado) e Vitrine da Teclas Tecidos (Rua Andrade Neves).

19/11/2012
19h15min – Abertura oficial
19h30min – Palestra: Raízes africanas na terra vermelha: resgate histórico sobre a população negra em Cruz Alta.
Palestrante: Rossano Viero Cavalari
Local: Salão Nobre da Unicruz/Campus.

20/11/2012
19h às 22h30min – Curso Beleza Negra – Módulo 1 – Maquiagem para o dia, festas e carnaval. Ministrante: Professora Adriana Zambon – Curso de Estética e Cosmética da Unicruz.
Local: Laboratório de Estética e Cosmética
Público Alvo: Acadêmicos(as) do 4° semestre do Curso de Estética e Cosmética da Unicruz.

21/11/2012
19h às 22h30min – Roda de conversas: A capoeira no Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Tupanciretã com Fabiana Ramos – Professora de História, Egressa do Curso de História da Unicruz.
Oficina e Roda de capoeira com Pierre Ramos – Acadêmico do Curso de Educação Física da Unicruz e Instrutor de Capoeira do Grupo de Capoeira “Oxôsse Capoeira” de Tupanciretã.
Local: Ginásio de Esportes da Unicruz/Campus

22/11/2012
13h30min às 17h30min – Sessão de contação de história referente à Consciência Negra e oficinas de máscara com a finalidade de promover dramatização das histórias contadas.
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Bandarra Westphalen com alunos do Ensino Fundamental, séries iniciais.
Coordenação: Prof.ª Solange do Carmo Vidal Rodrigues
Ministrantes: Acadêmicos(as) do Curso de Letras Português / Espanhol (Parfor)

14h30min- Programa PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – encontro de formação para Diretores de Centro, Coordenadores de Curso e Docentes da UNICRUZ: Temática “Abordagem reflexiva sobre as questões étnico-raciais e o ensino superior: a Lei 10.639/2003 e a Resolução CP/CNE nº1/2004 no âmbito dos cursos da UNICRUZ” , no Salão Nobre.

19h às 22h30min – Curso Beleza Negra – Módulo 2 – Relaxamento e hidratação em cabelos crespos. Ministrante: professor Flávio Fritz – Curso de Estética e Cosmética da Unicruz
Local: Laboratório de Estética e Cosmética.
Público Alvo: Acadêmicos(as) do 4° semestre do Curso de Estética e Cosmética da Unicruz.

23/11/2012
14h – Cinema, Papo & Pipoca
Público alvo: Alunos e Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos de Barros Freire, Agricultores e Agricultoras do Assentamento Seival de Cruz Alta; Extensionistas da Emater, Alunos e Professores da Unicruz.
Local: Salão Comunitário – Assentamento Seival.

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: