Semana da Alimentação celebra segurança alimentar em tempos de pandemia

Postado em 13 outubro 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Solidariedade para o enfrentamento à situação de insegurança alimentar causada pela pandemia da Covid-19 é um dos objetivos a ser discutido, neste ano, durante a Semana da Alimentação, que comemora o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que define uma temática para cada ano.

No RS, todos os anos é realizada a Semana da Alimentação com muitas atividades e debates. Neste ano, a Semana da Alimentação acontece de 12 a 18 de outubro e é organizada pela Emater/RS-Ascar, conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/RS) e o Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional (Fesans/RS) e o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), com a colaboração de outras entidades.

Com a temática “Segurança Alimentar e Nutricional: estratégias e ações integradas em tempos de pandemia”, a Semana da Alimentação faz um chamamento para a solidariedade de ajudar as pessoas mais vulneráveis, através de estratégias e ações integradas, apoiando e valorizando os verdadeiros ‘heróis da alimentação’, os agricultores e trabalhadores do campo, que garantem que os alimentos cheguem da terra à mesa de todos.

A extensionista rural social e nutricionista Leila Ghizzoni avalia que o isolamento/distanciamento social provocado pelo novo coronavírus pode ser considerado uma oportunidade de inovar e reconstruir as relações de compra e venda de alimentos, a exemplo da plataforma de comercialização Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) http://www.emater.tche.br/site/fevaf/, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), conectando agricultores e cooperativas e agroindústrias da agricultura familiar a consumidores gaúchos. “É preciso também repensar a distribuição dos alimentos através dos programas sociais e das iniciativas de solidariedade”, avalia Leila.

PROGRAMAÇÃO
Dia 13/10, às 15h, abertura da semana e às 16h, Seminário CRN-2.
Dia 14/10, 13h30, evento de lançamento do livro “Resgate cultural alimentar do município de Serafina Correa II”.
Dia 15/10, 13h30, Dia de Campo sobre produtos derivados de origem animal, promovido pela Emater/RS-Ascar na região de Ijuí. Já às 16h, tem Roda de conversa virtual sobre “Educação alimentar e pandemia: ações estratégicas”.
Dia 16/10, às 14h, o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade promove Fórum Microrregional de Segurança Alimentar.
Dia 16/10, às 16h, evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação: Os rumos da Segurança Alimentar na pandemia, abordando ainda a lei de doação de alimentos, citando a experiência prática da lei de doação de Caxias do Sul. Também haverá lançamento da cartilha sobre doação de alimentos, com participação da Emater/RS-Ascar.
Dia 18/10, das 10h às 16h, Praça virtual de Segurança Alimentar Nutricional (SAN), com diversas atividades online.
Dia 23/10, com início às 13h30, Emater/RS-Ascr é uma das entidades promotoras do Seminário Semana da Alimentação envolvendo os municípios do Regional de Erechim.

Antecipando as comemorações da Semana, o Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Lajeado na segunda-feira (12/10), durante a Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado, que ocorre sempre às segundas-feiras, das 15h às 18h30, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel -, no bairro Americano. “O feriado será uma oportunidade para que os consumidores possam adquirir alimentos variados, como frutas e hortaliças, além de produtos diversos de agroindústrias familiares, quando os clientes receberão material informativo sobre plantas aromáticas e condimentares para levar para casa”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andreza Girelli. Além do material, os feirantes distribuirão amostras de plantas aromáticas e condimentares para o público. “Tudo planejado de acordo com os protocolos de saúde relativos à pandemia de Covid-19”, observa Andreza.

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 13 outubro 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop