SELBACH – VI Semana do Bebê de Selbach

Postado em 03 novembro 2017 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

“Cuidar da Infância: papéis diversos, amor de todos”

A primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade. Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

Até o sexto ano de vida, o desenvolvimento do cérebro é muito rápido e pode ser afetado por fatores biológicos, psicossociais, herança genética e pela qualidade do ambiente em que se vive e se convive. Esse processo pode, a longo prazo, afetar a capacidade estrutural e funcional, influenciando negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pela Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

“Cuidar da Infância: papéis diversos, amor de todos”, com este tema, acontece em Selbach, a X Semana do Bebê, momento de festa e de reflexão. Festa, porque os bebês, quando chegam, trazem alegria, esperanças, e renovam o ambiente familiar. E reflexão, porque são grandes as responsabilidades, de todos nós, pelo cuidado especial que os bebês precisam e merecem.

Vivemos em um mundo em constantes transformações. A sociedade muda seus conceitos e, como consequência, seus comportamentos. No entanto, há algo que não muda: nossos bêbes nascem com um acentuado grau de dependência dos adultos, para a sua sobrevivência e o seu crescimento. Por outro lado, já nascem prontos para responder às manifestações de carinho e aos estímulos que podem fazer a diferença na qualidade de vida.

É nossa responsabilidade, à luz dos conhecimentos atuais, propiciar as condições e os ambientes acolhedores, que facilitem o pleno desenvolvimento dos bebês, nas dimensões biológica e emocional. Se formos eficazes nesta tarefa, contribuiremos para a construção de um mundo melhor.

Diz o Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Se esta tarefa, em primeira instância, é da família, compete à sociedade apoiá-la nesta caminhada; para tanto, a estrutura, a rede social de apoio, deve estar altamente capacitada e mobilizada. Esta tem sido a preocupação do Programa Primeira Infância Melhor – PIM,  aprimorar as ações de apoio às famílias com informação e acompanhamento ao desenvolvimento infantil no domicílio, através das visitas domiciliares e atividades grupais, contando com a orientação e apoio de profissionais da área da saúde, educação e assistência social. A estrutura social de apoio deve estar altamente capacitada, mobilizada e, principalmente, motivada.

Postado em 03 novembro 2017 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop