SELBACH – Semana de preparação para professores e auxiliares de ensino

Postado em 24 fevereiro 2014 10:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Desde a última segunda-feira (17), Professores e Auxiliares de Ensino de Selbach, participam da semana de formação continuada. Durante os quatro dias de atividades os educadores do município participaram de palestras, reuniões, dinâmicas, seminários e oficinas.

Na segunda-feira pela manhã, as atividades começaram com uma reunião que foi aberta com as boas vindas do Prefeito Sérgio às educadoras. Na sequencia, foram repassados os recados da Secretaria de Educação e explanada a proposta de trabalho e o tema gerador para 2014: Sonho, Busca, Felicidade: Ressignificando a Prática Diária.

Terça-feira (18) foi dia de Seminário com o Filósofo, Terapeuta Holístico, Escritor e Master em Neolinguística, Ramão Chagas, que abordou o tema “Caminhos, Descaminhos e Desafios da Educação, A desafiante arte de lapidar pessoas na perspectiva de um mundo mais humano”. Alunos que temos e alunos que queremos, e Educadores que ajudam na construção do conhecimento, foram tópicos abordados durante o encontro, que teve a duração de seis horas. De acordo com Chagas, o professor, com sua sabedoria, pode criar uma escola mais solidária, não somente aquela que transmite conteúdo, mas também a que aproxima as pessoas. A escola deve ser mais que um instrumento utilitário, deve ser uma alavanca que melhora a visão do futuro.

A oficina “Raciocínio lógico: projeto mente aberta” abriu a manhã do dia 19. Os professores e Auxiliares tiveram a oportunidade de manusear e aprender a trabalhar com jogos que despertem o raciocínio lógico dos alunos. As escolas de ensino fundamental receberam um kit com os mesmo jogos e que poderão ser utilizados nas práticas com os alunos.

Ainda no mesmo dia, a Pós doutora em Educação, Maria Carmen Silveira Barbosa palestrou sobre ‘O Brincar na Infância’. A especialista destacou a importância do lúdico na alfabetização das crianças, segundo ela, a forma de ensinar, os métodos utilizados e a falta da brincadeira como forma de aproximar o aluno ao conteúdo a ser aprendido, pode ser considerado um dos principais desafios da educação hoje no Brasil.

A Semana de Formação continuada encerrou com a palestra “Educação – Uma abordagem além da tradicional relação professor-aluno”, ministrada pelo palestrante Paulo Sérgio Gregoire.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Prefeitura de Selbach)

Postado em 24 fevereiro 2014 10:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop