SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores realizada em 23.06.2014

Vereador Michael Kuhn (PP): “Quero compartilhar com os colegas vereadores a minha satisfação em ter me licenciado num período de dois meses, satisfação não por estar afastado, e sim por proporcionar a oportunidade ao vereador suplente Cláudio Alves da Cruz, popular Claudinho, pessoa esta que se destacou pela forma clara e ética com que expôs as ideias e demandas do Distrito de Arroio Grande na qual é um braço direito em todos os segmentos daquela comunidade. Desta forma, quero agradecer ao Claudinho por ter ocupado a minha cadeira da maneira mais responsável e competente possível. Na área da saúde, colegas vereadores, chegou o inverno e continua o problema com o precário abrigo em frente a nossa unidade básica de saúde. Os que aguardam para a retirada de fichas, é um sério problema, todos sabem disso. Venho pedindo a mais de um ano e até agora, nada. É uma questão simples de resolver. Acredito que agora o Executivo nos dê uma atenção e resolva esse problema já de longa data que enfrentamos na nossa unidade básica de saúde. Quero fazer também uma colocação a fim de melhoria na rua XV de Novembro, próximo ao CRAS; temos reclamações de moradores ali próximos devido ao acúmulo de terra sobre o calçamento. Isto devido ao terreno público ao lado, no CRAS, que é usado pela Secretaria de Obras como depósito de materiais. Peço, então à Secretaria de obras, que evite o acesso a esse terreno nos dias de chuva, que com certeza já irá melhorar de imediato esta situação. Então façam uma limpeza ali próximo, no início da Rua XV de Novembro, e em torno do CRAS, evitando assim o barro e a poeira para os moradores que ali residem. Peço que me atendam o mais breve possível. Sobre o redutor colocado já há alguns dias na Av. 25 de Julho, o quebra-molas, próximo ao Bar dos Amigos, foi importante com certeza, reduziu consideravelmente o excesso de velocidade, ali naquele entroncamento, e desta forma, talvez também seria atendido num pedido feito por mim através de uma proposição no ano passado, para redutores no acesso à cidade pela Av. Jacuí. Obrigado.”.

Vereadora Lisete Baumgratz (PP): “Hoje eu quero falar um pouco de nossa cidade, uma cidade calma, uma cidade boa de se morar, uma cidade onde a maioria das pessoas se conhece, enfim, uma cidade que eu acho maravilhosa. Vou falar agora do Lions; quero parabenizar o Lions Clube de Selbach tendo como presidente a Marilena Müller, pelo esforço e dedicação. Foi realizado, agora sábado a tarde, dia 21 de junho, o 4º Brechó de Inverno, onde todas as roupas comercializadas foram doações da comunidade, e assim, muitas famílias foram beneficiadas com um custo simbólico e com esta troca, foi arrecadado um bom lucro para o Lions, valor este, revertido em compras de andadores e cadeiras para banheiro para uso a domicílio. O Lions, o qual faço parte, agradece a todos que colaboraram, e também agradece ao Bairro União pelo salão cedido sem cobrança de aluguel. Muitos de vocês devem ter escutado a entrevista de sábado de manhã, onde o Perci Walter falou de sua vida e de tudo que aconteceu com ele. Parabéns Perci, pela tua sinceridade e honestidade. Agora eu quero pedir ao Setor de Obras que procure Volmir Gysi, o qual quer em sua rua, um quebra-molas. Obrigada.”.

Vereadora Teresinha Gatermann (PMDB): “É sempre uma alegria ocupar este espaço para nos dirigirmos a toda a população, nós que somos os representantes do povo, legisladores e defensores do bem estar das pessoas. Estamos à disposição para intermediar, ajudar, ouvir, e então a partir disso, agir, buscar atender a solicitação. Fui procurada e solicitei ao Setor de Obras, que no trecho que vai da estrada de Selbach à Linha Floresta, entre a Tosagro e a entrada do Sr. Normélio Bach, para que seja colocada uma sinalização, placas, já que neste trecho há bastante gado próximo à estrada, e então com as placas, as pessoas respeitam e reduzem a velocidade para evitar acidentes. É sempre bom sinalizar quem tem animais próximos à estrada. Também quero falar do bom andamento dos trabalhos do posto de saúde e do retorno das atividades do distrito de Linha Floresta. Obrigada.”.

Vereador Rudi Seger (PP): “Eu gostaria de fazer uma colocação de forma bem simples referente ao plantão do hospital. Eu fui no sábado pela manhã ao hospital me consultar, muita gripe, enfim, fui me consultar. Cheguei lá, a enfermeira me atendeu, fez a ficha e pediu para eu ficar sentado ali e esperar. Mas eu não fui ali para pedir plantão, eu achei que fosse vir o plantão e fosse atender todos, eu queria pagar minha consulta, sem problema nenhum, mas eu tava, enfim, esperando. Não veio ninguém, não veio ninguém, não veio ninguém… No fim passou uma hora e não tinha vindo ninguém. Eu olhei na ficha, e estava escrito, plantão médico Passo Fundo. Eu fiquei sentado, e não dava mais, levantei e fui lá fora e ali tinha várias pessoas, crianças com tosse, idosos, tinha várias pessoas esperando, fiquei ali também, conversando, passou uma hora e meia, passou duas horas e não veio ninguém e nós todos aí. Aí veio um rapaz, disseram que era o médico, que eu não conhecia. Então se passaram, de novo, quinze minutos e não aparecia médico, aí entrei no hospital, olhei na sala da enfermagem, tinha um cara sentado no sofá, tranquilamente sentado no sofá, e nós todos ali esperando na frente. Eu achei isso “o fim da picada”. Daí então eu vi a Dra. Marta chegando, e pedi, Marta, a Sra. me atende? Por que eu não sabia, se haveria outro médico já teria falado logo… Atendo. Me atendeu depois eu fui embora, não se como ficou esse negócio, não sei. Eu só sei de uma coisa, o prefeito e a secretária não sabem disso. Eu sei, é impossível, eu conheço o prefeito, conheço a secretária, jamais imaginam uma situação dessas, eu tenho testemunhas disso. E de outra forma também, precisamos considerar os nossos médicos. Aí a gente começa a ver os nossos médicos, o que nós temos de médicos bons, da forma como atendem, eles se doam à nossa comunidade. Nós não estamos acostumados a uma questão social no Brasil que é frequente em outras cidades, não é frequente aqui, mas que uma vez acontece, a gente fica olha… Eu fiquei de um jeito que deu vontade de entrar lá dentro e dizer, olha rapazinho, atende estas crianças que estão tossindo que não param mais, certamente com febre e mães e pais sabem como são essas crianças quando têm febre e tosse, ficam duas horas sentadas ali com a mãe sábado de manhã. Eu gostaria de fazer este registro, sempre fui bem atendido na secretaria, sempre fui, eu sei que o Sr Prefeito, a secretária vão dar uma solução para esta situação. Obrigado.”.

Vereador Marcio Seibel (PMDB): “Gostaria de parabenizar o Poder Executivo por ter a ideia e a preocupação de valorizar os funcionários com o aumento de 8% com a redução da data base dos funcionários com a adição da periculosidade e insalubridade, que é um aumento de 15 a 30% dependendo da situação de cada funcionário. Também gostaria de dizer ao vereador Rudi que o Prefeito Serginho e a Vice Stelamaris não vão à Brasília futricar, eles vão lá para solucionar e resolver pendências que a Administração passada deixou, pois foram encaminhados vários projetos para a educação e não vinha nenhuma resposta sobre a aprovação do mesmo, averiguando, e não futricando, descobriu-se que há em aberto a prestação de contas da Blumenfest de 2009, quem sabe você vereador, possa explicar isto também. Gostaria de parabenizar o Poder Executivo junto à Secretaria de Obras que realizaram um ótimo serviço, pois com toda essa chuva que teve, não houve mais inundação no Bairro União, pois tiveram bom censo e boa vontade de resolver este problema, e com isto, com certeza, quem ganha é a população de Selbach. Obrigado.”.

Vereador Mateus Huppes (PMBD): “Sobre a questão da saúde, onde o vereador Michael e o colega vereador Rudi falaram, sem sombra de dúvidas deve ser tomada uma atitude e ter uma solução. No posto de saúde a gente vê, quando passa por lá, que realmente deve ser feito, é um problema que viemos enfrentando não há um ano, há dois anos, é um problema que vem de oito, nove, dez anos trás. Então, acho assim, que até já devia ter sido solucionado há bastante tempo atrás, mas tenho certeza que nós vereadores devemos falar com a Administração atual o quanto antes vamos fazer algumas melhorias que devem ser feitas se tratando de saúde. Sobre a questão do hospital, eu fiquei sabendo hoje disso aí e confesso que pra mim é uma vergonha este caso que aconteceu. Vou ir atrás dele também, não porque aconteceu com um de nós, ou quem sabe que bom que aconteceu com um de nó vereadores isso, e não com mais pessoas que no momento precisavam mais, poderia ter ocorrido o pior. Devemos ir atrás sim, e ver, pois eu vou falar, tem até a Dra. Marta, minha tia, vou conversar com ela, questionar, vou conversar com os diretores do hospital para vermos isso e solucionar, porque é uma completa vergonha, e não tem outra palavra ao não ser vergonha para se falar sobre isso. Hoje a noite então, um projeto para os produtores rurais, que vem da secretaria da saúde, onde viemos conversando com o Claudir, que é sobre a bacia leiteira, onde sabemos que o nosso município deve dar pleno apoio à produção leiteira do nosso município pela qualidade dos produtores que nós temos. Então foi aprovado hoje por unanimidade de votos, em torno de quarenta mil reais que vai ser distribuído para as propriedades sobre a questão da inseminação artificial no gado leiteiro, para fazermos uma melhora na questão da genética da nossa bacia leiteira. Então, fico feliz por esse projeto ser aprovado. Na sessão passada, nós colegas vereadores questionamos sobre a Eletrocar. Eu acho que está mais do que na hora de nós unimos forças e ver o que nós temos que fazer, o que tivermos que fazer terá que ser feito para termos dois plantonistas dento do nosso município, porque é uma outra vergonha a Eletrocar não fornecer plantonistas para nós sendo que quando termina a luz tem que vir gente de Carazinho. O tempo que se perde na questão da produção das nossas empresas é uma vergonha, então acho que nós vereadores temos que nos unir e falar com quem for para a Eletrocar colocar dois plantonistas dentro do nosso município. São estas as minhas colocações, e fico a disposição do povo selbachense para qualquer dúvida que a gente possa esclarecer. Obrigado.”.

Vereador Roque Naumann (PP – Presidente da Câmara de Vereadores): “Acompanho as palavras do Mateus, referente a questão Eletrocar. Um fim de semana desses, acho que tive dez a doze quedas de energia, esses dias atrás queimando equipamentos e até agora ninguém viu nada. Mateus quem sabe não há uma contratação de pessoas para colocar aqui em Selbach porque a Eletrocar é comandada pela prefeitura de Carazinho e com certeza, para ganhar um emprego lá deve-se ter o título de eleitor em Carazinho, mais ou menos assim funciona essa questão da Eletrocar. Vamos ter que fazer alguma coisa, até amanhã vai ter uma audiência e de repente até vou me encaminhar para lá representado o Poder Legislativo de Selbach. Nós temos uma situação bem engraçada aqui em Selbach que é o telhado da prefeitura, e quando tem chovido, passam-se três, quatro dias da chuva e ainda têm goteiras dentro do nosso telhado, nosso teto aqui da prefeitura e da câmara. A Câmara sofreu uma inundação estes dias e quase perdemos alguns documentos. Aí foi ventilada a possibilidade de trocar o telhado e já vieram com orçamentos de cento e trinta, cento e cinqüenta mil reais; pediram a medição do telhado, e se tem 650 m de telhado e nós vamos substituir essas telhas, a câmara se disponibilizaria a pagar esse telhado que daria um valor de vinte mil reais. Então com vinte mil e mais um esforçinho das obras nós conseguiríamos trocar o telhado da prefeitura e da Câmara. Me preocupam muito os buracos da Av. 25 de Julho próximo ao nosso Estádio Municipal, e vou entrar num assunto bem chato, sou um vereador que as vezes pego pesado, mas hoje tenho que pegar porque no sábado passei vergonha, e gostaria que vocês amanhã na primeira hora fossem no cemitério e olhassem o abandono, que tanto foi batido na administração passada, foi usado por meio dos meios de comunicação da situação do cemitério. E fico com vergonha porque no sábado estive lá, o banheiro do cemitério é um dos banheiros mais sujos que já andei por esse Brasil. Uma vergonha. Hoje nós tivemos que aprovar aqui funcionários para controlar endemias e “coisaradas” que acontecem, às vezes por relaxamento dos próprios moradores, mas o setor público, quem sabe em vez de reunir os seus secretários, os seus CCs, num sábado de manhã para ver quem vai votar para deputado ou não, chamassem eles para saber a real situação do nosso município, que muita conversa também não adianta. E também, quero parabenizar o CTG pelo grande rodeio de inverno que teve aqui com 200 duplas, 74 trios, 150 individual, e digo ao CTG Estância do Imigrante, Mateus, que você faz parte dessa patronagem, que tanto faz pelo tradicionalismo do nosso Rio Grande do Sul, de nossa Selbach, que a Câmara tem hoje, chegará ao fim do mês, perto de cento e setenta, cento e oitenta mil reais, e que só não é comprado o parque este ano se o prefeito Serginho não quiser, porque o dinheiro da câmara vai ser para a compra do parque ou para um prédio próprio para a câmara de vereadores. Então se passar este ano, eu na qualidade de Presidente do Legislativo Selbachense, não for comprado o parque, é porque o prefeito não quis, porque o dinheiro está aqui e vai ser direcionado para isto. Eu tenho certeza que todos os vereadores vão dar esse apoio. Vai ter um bom dinheiro fim do mês, pode ventilar de alguém sabe de alguma área, e trazer a conhecimento do prefeito para que a câmara libere o dinheiro para que isso aconteça. Sábado a tarde estive no Bolão do Dário Müller assistindo jogo, e me surpreendeu um caminhão caçamba da prefeitura passando carregado, com uma carga bem pesadinha, independente se tivesse vazio, existem placas que é proibido para caminhões, tem caminhões de fora que são multados. Poxa, se nossa prefeitura, nós somos os responsáveis pelo calçadão, então não é nós que podemos estragar também. E me chama a atenção algumas questões, esses dias andei pegando no pé de funcionários que não andavam cumprindo carga horária, vou voltar de novo, daqui uns dias vou dizer o nome, e também sobre umas máquinas que volta e meia estão pousando em casa de funcionários, que não se repita mais, se acontecer mais uma vez, tem denúncias, tem fotografias e filmagens inclusive, não sabia que hoje a prefeitura virou distribuidora de areia, que as 6:15h da manhã, uma máquina da prefeitura distribuindo areia, com funcionário fazendo campanha, entregando areia. Se falta dinheiro para fazer uma melhor acomodação para o pessoal junto ao Posto de Saúde, que as obras não estão me agradando, já deviam estar prontas, eu acho que em vez de estar entregando areia à pessoas particulares, que virou concorrência a outras empresas que pagam seus alvarás, que gastasse esse dinheiro para dar melhor comodidade, como o Vereador Michael pediu, junto a nossa Unidade de Saúde. Obrigado.”.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 045/2014: Institui o Programa de Inseminação Artificial em Bovinos no Município de Selbach/RS e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 046/2014: Dispõe sobre a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 047/2014: Revoga as Leis Municipais n.º 2.778/2011, 2.834/2012 e dispõe sobre a alteração do Artigo 5° da Lei Municipal n.º 2.407/2006, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS.

(Secretaria Geral da Câmara de Vereadores de Selbach)

Compartilhe: