SELBACH – Promotoria Regional da Educação encerra Seminário Monitoramento de Metas

Mais de 120 municípios participaram do evento

De 20 a 23 de agosto aconteceu em Passo Fundo o Seminário de Monitoramento de Metas – 2ª Fase. Na oportunidade participaram mais de 120 municípios que compõem a área de abrangência da Promotoria Regional de Passo Fundo. As cidades foram divididas em quatro grupos, sendo que cada um deles participou de um dia de atividades.

O seminário foi desenvolvido pela Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, sob a coordenação da Promotora de Justiça Regional de Educação, Ana Cristina Ferrareze Cirne, e com o suporte técnico das Assistentes Sociais Cláudia Moreira da Luz e Silvana Dóris Perin, da Unidade de Assessoramento em Direitos Humanos (UADH) do Ministério Público.

Na iniciativa foram debatidos alguns temas como educação, oferecimento de vagas e transporte público escolar na educação infantil, articulação com instituições de ensino superior da região para disponibilização de cursos de formação continuada para profissionais da área da educação, viabilização das ações junto aos gestores municipais visando à inclusão de recursos financeiros para a realização de adequações necessárias à infraestutura e recursos humanos, adoção de medidas para aprimoramento das práticas pedagógicas, e criação de projetos que aproximem ainda mais os alunos das escolas.

As ações monitoradas durante o Seminário dizem respeito aos principais problemas existentes nos Municípios na área da educação. Este monitoramento possibilita o acompanhamento, por parte do Ministério Público, das medidas adotadas pelas gestões municipais para sanar essas problemáticas. Em relação à avaliação do evento, Dra. Ana Cristina destaca que “os trabalhos foram extremamente exitosos, o que demonstra que esta parceria do Ministério Público com os Municípios, sobretudo quando as gestões municipais são realmente comprometidas com a educação, podem gerar resultados históricos”.

No primeiro dia (20), participaram do evento os Municípios que pertencem às Comarcas de Erechim, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Gaurama e São Valentim; no segundo dia (21), as Comarcas de Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Ronda Alta, Seberi, Constantina, Palmeira das Missões, Planalto e Sarandi; no terceiro dia (22), as Comarcas de Sananduva, São José do Ouro, Espumoso, Lagoa Vermelha, Soledade, Arvorezinha e Rodeio Bonito; e no quarto dia (23), as Comarcas de Ibirubá, Não-Me-Toque, Carazinho, Tapera, Guaporé, Marau e Casca.

O Município de Selbach esteve representado pela Secretária da Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Professora Hildegard Bock Müller, que destacou que o encontro foi fundamental e esclareceu duvidas relacionadas as metas estabelecidas para a educação do município.

Compartilhe: