A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. irá realizar a instalação de uma torre anemométrica localizada na propriedade de Cláudio Oberherr, morador de Selbach, para estudos sobre os ventos da região. A realização de projetos para a geração de energia eólica tem o apoio da Prefeitura de Selbach.
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos. É abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento, que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região, são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento.
Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento, tais como relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região. De acordo com estudiosos, para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 07 a 08 m/s.
A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. é uma empresa subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Atua nas áreas de geração e transmissão de energia elétrica. Realiza estudos e projetos, constrói e opera instalações de transmissão e de geração de energia elétrica, investe em pesquisa e desenvolvimento, fomenta o uso de fontes alternativas de energia, presta serviços de telecomunicação e pratica outros atos de comércio decorrentes destas atividades. No segmento geração, está investindo na implantação de usina hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, usinas eólicas e empreendimentos de fontes alternativas.
(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Selbach)