SELBACH – Iniciam hoje as inscrições para o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos

Animais abandonados transmitem doenças ao homem (no mínimo 65 zoonoses são transmitidas ao ser humano) e provocam sérias mordeduras, como observamos nos jornais. Além disso, em busca de alimento e abrigo, eles invadem propriedades e atacam lixo, espalhando sujeira pelas ruas e calçadas.
Por outro lado, cães e gatos abandonados também podem atacar animais silvestres ou domiciliados (gatos adoram caçar passarinhos). Animais perambulando pelas ruas podem ainda se envolver em acidentes e ser barulhentos, com miados e latidos em horários inconvenientes. Por fim, também defecam e urinam em locais públicos, trazendo e odor e transmitindo parasitas que provocam doenças ao homem.
Na década de 1970 nos EUA foram criados os primeiros programas de controle das populações desses animais, com campanhas de castração, leis e conscientização. Mais de três décadas depois o número de mortes caiu de mais de 12 milhões para cerca de 4,5 milhões por ano, além de praticamente acabar com o abandono naquele país. Estudos apontam que, quando o número de cães e gatos castrados atinge os 70%, há um equilíbrio natural na população desses animais.

A Prefeitura de Selbach possui um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. Machos e Fêmeas de qualquer idade podem e devem ser castrados. Realizada antes dos nove meses, a castração, propicia maiores benefícios à saúde e bem estar do animal e das pessoas que com ele convivem.
A castração é gratuita e para inscrever um cão ou gato, o responsável deve ir pessoalmente a Secretaria de Saúde, no Centro da cidade portando RG ou CPF e Comprovante de Endereço.

Não é preciso levar o animal no ato da inscrição. Cada munícipe tem direito à castração de até 10 animais. Os beneficiários de programas sociais como os aposentados, pensionistas e beneficiários do Bolsa Família terão prioridade.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 16 de junho e 18 de julho, e as vagas são limitadas.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Selbach)

Compartilhe: