SELBACH – Grupo de Tabagismo Viva Saudável

Hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo, sendo, a nicotina é uma substância tão poderosa que a fumaça gerada por ela, através do cigarro, causa prazer. Com o tratamento, realizado pelo programa, a média nacional é de que 40% das pessoas deixem o cigarro. O grupo de tabagismo da Secretaria de Saude de Selbach esta atuante com encontros semanais todas as 2º a noite no CRAS. A demanda é espontânea, por isso, qualquer fumante pode participar. O tabagismo é uma doença crônica, mas inevitável!

Os dados divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde são muito piores. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas.

Considerada uma droga poderosa, a nicotina demora apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central, causando a dependência. É normal que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Não desanime as dificuldades ficam menores a cada dia.

Portanto não vacile crie coragem olhe para dentro de si mesmo para avaliar sua coragem.

Uma sugestão de um eminente psicólogo, William Reich, é o da pessoa, ao acordar, passar 5 minutos à frente do espelho repetindo: “Não! Não! Não!”. Nossa civilização tem muita dificuldade em dizer NÃO!

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Selbach)

Compartilhe: