SELBACH – Comunicações da Paróquia São Tiago

1.    Celebrações:
– Sábado, dia 6, às 19hs, missa na Matriz;
– Domingo, dia 7, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
– Quarta-feira de Cinzas, dia 10, às 7hs, missa na Matriz;
– Quarta, às 9hs e 45min, missa em Linha Floresta;
– Quarta, às 20hs, missa na Matriz, com 1º ano + de Petronilla Hartmann;
– Quinta, às 15hs e 30min, Adoração Eucarística: Grupo Rosário Perpétuo;
– Quinta, às 20hs, missa na Gruta, em São Pascoal;
– Sexta, dia 12, às 19hs, celebração da Via Sacra;
– Sábado, dia 13, às 14hs e 30min, missa na Capela de Santa Teresinha, com 7º dia de Sidônia Lidwina Junges;
– Sábado, às 17hs, missa no Bairro União;
– Sábado, às 19hs, missa na Matriz e ação de graças pelos 90 anos de Maria Syria Kuhn;
– Sábado, às 20hs, missa de Bodas de Ouro de Ivo e Maria Lourdes Aimi;
– Domingo, dia 14, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
– Domingo, às 9hs e 45min, missa em Arroio Grande.

2.    Romaria da Terra: Na terça-feira de Carnaval, dia 9 de fevereiro, será realizada a 39ª Romaria da Terra, tendo como local a cidade de São Gabriel, na Diocese de Bagé.  Terá como lema: “Cuidar da Terra, casa comum!”

3.    Feriado de Carnaval: Nesta segunda e terça-feira de Carnaval não haverá atendimento na Secretaria da Paróquia. Casos especiais e emergências serão atendidas pessoalmente pelo Pároco.

4.    Quarta-feira de Cinzas e Quaresma: Na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, terá início o tempo litúrgico da Quaresma. É dia de jejum e abstinência, início de um período especial de penitência e conversão. Também é dia de ir na Missa ou na Celebração da Palavra, para receber as Cinzas, escutando as palavras que são ditas: “Convertei-vos e crede no Evangelho.” Na Matriz haverá dois horários de missa: às 7hs e às 20hs.

5.    Campanha da Fraternidade: Na quarta-feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, terá início a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Terá como tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”, e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.”

6.    Celebração da Via Sacra: No tempo litúrgico da Quaresma, a sexta-feira tem um sentido mais penitencial e é celebrada a Via Sacra em todas as Comunidades. Na Matriz o horário da celebração será sempre às 19hs.

7.    Encontros de Famílias: Durante o tempo litúrgico da Quaresma, os Grupos de Famílias da Matriz e Capelas são convidados a se reunir para rezar e refletir o tema da Campanha da Fraternidade. O material está disponível na Secretaria da Paróquia.

8. Programação de visitas às Capelas em fevereiro:
: Capela de Linha Floresta, dia 10, às 9hs e 45min;
: Capela de São Pascoal, dia 11, às 20hs, na Gruta;
: Capela de Santa Teresinha, dia 13, às 14hs e 30min;
: Centro Comunitário do Bairro União, dia 13, às 17hs;
: Capela de Arroio Grande, dia 14, às 9hs e 45min;
: Capela de Santa Isabel, dia 19, às 20hs e 30min;
: Capela de Bela Vista, dia 20, às 14hs e 30min;
: Capela do Passo do Padre, dia 21, às 9hs e 45min.

8.    Encontro de Lideranças: No dia 20 de fevereiro, de manhã, das 8hs e 30min às 11hs, em Não Me Toque, será realizado um Encontro de reflexão e aprofundamento do tema da Campanha da Fraternidade. São convidados para participar as Lideranças Pastorais, representantes dos Movimentos e lideranças da Sociedade Civil e Escolas das 6 Paróquias.

9.    Encontro de preparação ao Batismo: O Movimento Familiar Cristão agendou quatro encontros de preparação ao Batismo neste ano de 2016. O primeiro encontro será realizado no dia 5 de março, às 14hs, no Centro de Evangelização.

10.    Cronograma das Celebrações e missas: Está sendo organizado o cronograma das celebrações e missas de 2016 na Comunidade da Matriz, com a distribuição das Equipes de Celebração responsáveis. Pessoas ou Grupos que queiram participar nas Equipes de Celebração, façam contato e deixem seus nomes na Secretaria da Paróquia, com brevidade. O cronograma inicia no dia 1º de março de 2016 e vai até 28 de fevereiro de 2017.

11.    Catequese Paroquial 2016: A Paróquia agradece aos pais que inscreveram seus filhos para a catequese paroquial deste ano. Agora, com as fichas em mãos, iniciamos a organização dos Grupos e o contato com as atuais catequistas. E, neste ano, esperamos contar com mais catequistas voluntárias para poder organizar os grupos ainda menores. Quem se sentir apta e chamada, faça contato conosco!

Pensamento da Semana, de Arthur Schopenhauer: “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter. Quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem!”

(Padre Aloisio – Pároco)

Compartilhe: