Selbach, 46 anos de instalação do município

A chegada dos primeiros colonizadores de Selbach remonta ao início do século passado. Por volta de 1905, Jacob Selbach Junior, iniciou um projeto ambicioso de transformar uma terra repleta de mata fechada em um vilarejo. Muitos dos colonos que vieram morar na região eram provenientes das “Colônias Velhas”. Em 1929, a chegada das Irmãs Notre Dame deu impulso ao povoado. Em 1931, a vila de Selbach passou a ser o 4° (quarto) Distrito de Carazinho. Em 1954, Tapera se desmembrou de Carazinho e Selbach passou a ser o 2° (segundo) Distrito deste novo município. No dia 13 de maio de 1966 foi instalado oficialmente o município de Selbach.

Vindo, indo ou passando pela RS 223, deslumbramos uma das visões panorâmicas mais lindas da região do Alto Jacuí: O Município de Selbach, a Cidade das Flores.

A história significativa do Município começou impulsionada pela luta pelo trabalho, pela união, pela fé e pela educação dos imigrantes alemães. Hoje, o seu povo traz consigo os traços dos desbravadores e tem um Município consistente na sua economia, qualidade em sua Educação e Saúde, um zelo pela sua cultura, e, acima de tudo, guarda consigo as virtudes do trabalho, da fé e de um povo que caminha junto é um povo mais feliz.

E assim, graças à prodigiosa terra vermelha tem uma agricultura forte, baseada na produção de grãos, na bacia leiteira e na produção suína, que impulsionam a indústria e o comércio do Município e que juntos são a base que movimenta e economia do Município.

Com uma das mais belas e organizadas áreas industriais da região, criou-se progresso em todas as áreas possíveis de produção do Município.

A Educação é o caminho mais consistente de dar aos seus filhos uma vida digna. Por isso, Selbach tem se destacado na qualidade da educação que oferece ao seu povo, pressupondo que a educação é a forma mais eficaz para a inclusão social e a realização do homem.

Parabéns a todos os selbachenses, pelos 46 anos de instalação desta belíssima cidade!

Compartilhe: