Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os cuidados contra o mosquito da dengue

Postado em 25 abril 2022 06:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria de Saúde realiza ações diárias para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e pede a colaboração da comunidade em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso alerta sobre os cuidados que devem ser tomados contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a pasta, até o momento o município não possui nenhum caso comprovado da doença este ano, porém, está com 04 casos de suspeita de dengue ou chikungunya.

É importante ressaltar que apesar dos números, a prevenção é sempre o melhor remédio e evitar a proliferação do mosquito significa frear o registro de novos casos. O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada, que é onde o mosquito deposita seus ovos.

A população é corresponsável no combate e no trabalho preventivo ao eliminar da própria casa os possíveis criadouros de larvas como vasinhos, garrafas, pratos e qualquer outro objeto que possa acumular água parada.

Estado entra em alerta máximo contra a dengue
A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (20/04) que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue. Já são mais de 9 mil casos confirmados este ano ocorridos dentro do Estado, chamados de autóctones. Entre esses, cinco mortes pela doença já foram confirmadas.

Dicas de combate ao Aedes Aegypti
• Verifique se as calhas e/ou canaletas estão com escoamentos adequados de forma a não acumularem água parada;
• As piscinas devem receber tratamentos com os produtos usuais mesmo que não estejam sendo utilizadas;
• Pratos de plantas devem ser furados para não acumularem água;
• Reservatórios de água precisam estar bem vedados de forma a impedir o acesso de mosquitos;
• Os bebedouros de consumo animal têm que ser lavados, no mínimo, duas vezes por semana;
• Brinquedos, latas, potes e outros recipientes úteis devem ser armazenados em local coberto para não acumularem água da chuva;
• Vasos sanitários com pouco uso também são recipientes utilizados pela fêmea do Aedes aegypti para depositar os seus ovos, por isso acionar a descarga, no mínimo, duas vezes por semana impedirá que nasçam mosquitos.

Clic Espumoso

Postado em 25 abril 2022 06:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop