SAÚDE – Trocas que VALEM A PENA

Postado em 31 agosto 2012 07:22 por jeacontece
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Pão francês por pão integral: As fibras encontradas no pão integral são verdadeiros presentes ao organismo, visto que elas auxiliam na remoção das gorduras que passam pelo aparelho digestivo e, acabam protegendo as artérias.
Leite desnatado ao invés de leite integral: cálcio encontrado no leite é de fundamental importância para os ossos. Além do mais, o leite desnatado não trás no seu bojo as gorduras perigosas à saúde.
Óleos por azeites: O azeite de oliva extra-virgem, aquele que é extraído a frio, contém gorduras benéficas e antioxidantes que ajudam diminuir os níveis do colesterol LDL e melhoram as taxas do colesterol HDL, evitando a formação de placas nas artérias.
Pizzas de vegetais no lugar de pizza de mussarela: Os amantes dessa alimentação podem não gostar desta afirmação. Entretanto, prestam um grande serviço aos vasos sanguíneos. O importante é abdicar de grandes quantidades de queijos, que em verdade nada mais é livrar-se da gordura saturada do cardápio. A ingestão exagerada de queijo, especialmente o amarelo dispara a taxa do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Assim, recomenda-se comer pizzas cobertas de vegetais no lugar das de mussarela e quatro queijos.
Salgadinhos por castanhas: Quando surge a fome no meio do dia, recomenda-se ingerir 2 ou 3 castanhas-do-pará. Aposte nas castanhas e nas nozes. As oleaginosas são fontes de antioxidantes.
Aveia no lugar de cereais açucarados: A aveia é considerada uma fonte nutritiva das mais importantes do universo. Este fato faz com que ela mereça um espaço já no café da manhã. Não importa se em flocos ou em farinha. Aveia corta e vare a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em beta glucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”. “Observamos ainda que elas aumentam o HDL”.
Peito de peru e queijo branco em vez de bauru ou Xis: O bauru ou Xis estão impregnados de taxas de mau colesterol, senão vejamos sua composição: presunto e queijo prato, alimentos de gordura saturada e colesterol. Deve-se substituí-los por peito de peru e queijo branco.
Suco de laranja pelo de uva: O suco de uva contém o resveratrol que é uma substância benéfica ao coração, visto que atua na redução do colesterol por ser antioxidante.
Cebola branca por cebola roxa: Aliás, devemos sempre preferir os alimentos vegetais roxos. As hortaliças de cor roxa contém um pigmento salutar, a antocianina. Ela tem o poder de reduzir a gordura no sangue.
Molho branco pelo molho de tomate: O molho branco é repleto de ácidos graxos saturados. Já o molho de tomate feito em casa sem nenhuma adição de gordura é a indicação perfeita para saborear uma bela macarronada ao sugo de tomate.
Chocolate ao leite pelo chocolate amargo: O cacau se tornou, ao longo dos anos, um amigo do sistema circulatório. O chocolate em geral não é um alimento interessante, mas, o chocolate amargo ou é. Ele fornece catequinas ao organismo, substâncias que impedem a oxidação do LDL. Recomenda-se que o chocolate amargo que contenha mais de 60% de cacau na sua composição.
Sal por ervas e alho: Enquanto o sal aumenta a hipertensão é salutar substituí-lo por ervas aromáticas (orégano, alecrim, manjerona e etc.) e alho. Entretanto devem-se adicionar estes temperos quase no final do cozimento para manter suas propriedades e acentuar o paladar.
Frango com pele pelo frango sem pele: É evidente que devemos comer sempre o frango sem pele, preferencialmente o peito. A pele deve ser retirada antes de ser levado ao fogo, eis que, fazê-lo depois é permitir que o colesterol da pele do frango em contato com o calor dissolva-se e penetre na carne.
Pipoca de micro-ondas pela pipoca de panela: A pipoca feita na panela e em casa pode ser controlada por óleos saudáveis. Já, a pipoca de microondas vem impregnada de ácidos graxos saturados e gordura trans.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Postado em 31 agosto 2012 07:22 por jeacontece
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