SAÚDE – Siga estas Orientações. Dislipedemia

Postado em 30 agosto 2012 07:29 por jeacontece
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A dislipidemia é o aumento anormal da taxa de lipídios (gorduras) no sangue. Representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de lesões ateroscleróticas que podem causar a obstrução total do fluxo sangüíneo e apresenta altos índices de mortalidade. Sua gênese pode ser genética ou por maus hábitos de vida como o sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada. O excesso de lipídeos na corrente sangüínea é um comprometedor fator de risco de doenças cardiovasculares que provoca a aterosclerose. Esta, é a formação de placas de gordura nos vasos que obstruem o fluxo sangüíneo. Por isso, que se repete insistentemente que a qualidade da alimentação é primordial no tratamento das dislipidemias. Procure alimentar-se em horários regulares. Faça refeições menores e mais freqüentes, de 5 a 6 refeições/dia, beba bastante líquido, no mínimo 2,0 l/dia (água, sucos sem açúcar, chás caseiros sem açúcar). Evite líquido durante ou logo após as refeições. Dê um intervalo de 1 hora, mantenha um plano alimentar equilibrado. O açúcar, mel, balas, tortas, bolos, pudins, sorvetes, massas, devem ser excluídos ou ingeridos nas quantidades previstas no plano, dê preferência a pães, cereais e farináceos que não contém grandes quantidades de açúcar, sal e gordura, reduza a ingestão de sal, diminua o sal de cocção, use apenas para satisfazer o paladar. Utilize cebolinha, salsa, cebola, orégano, alho, hortelã, limão, coentro, louro, para a comida ficar mais saborosa. Evite a adição de sal após o preparo, aumente a ingestão de fibras: frutas frescas, vegetais principalmente crus, cereais integrais, troque frituras por carnes assadas, grelhadas ou cozidas, utilize leite desnatado, ricota, iogurte desnatado e queijo minas frescal. Evite leite integral, queijos curados, creme de leite, doce de leite, leite condensado, bebidas lácteas instantâneas, iogurte integral, gemada, bebidas maltadas, chocolate quente instantâneo, sorvetes e chantilly, é significativo retirar as gorduras visíveis das carnes, assim como a pele do frango e o couro de peixes. Pratique atividades físicas regulares. Abomine o fumo e o álcool. Dê prioridade a você. Sua saúde agradece.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Postado em 30 agosto 2012 07:29 por jeacontece
15.292.411/0001-75

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