SAÚDE: Retenção de líquido

A retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2kg durante um só dia.

Além do inchaço, a retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas como: vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito. Sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação. O acúmulo de gases produzidos no intestino, além da flatulência, muitas vezes causa grande desconforto, pois provocam distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso.

Algumas atitudes poderão lhe ajudar a diminuir e combater o inchaço como diminuindo o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, conservas. De maneira geral, a prática de atividade física regular, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o consumo médio de 2 litros de água por dia, além de contribuir com a boa forma, são aliados para combater a retenção de líquidos e a formação de gases intestinais.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Compartilhe: