SAÚDE – Pele saudável através de uma boa alimentação

Beleza não põe mesa, mas está à mesa. Um dos complementos eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. Os estudos demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimento contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Citrinos: Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que em longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos, comece a armazenar a partir de agora!

Laranja, frutas vermelhas e produtos hortícolas: As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir as rugas precoces da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a pele firme e brilhante, acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Folhas Verdes; vitamina ‘A’ é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. Vitamina ‘A’ é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolos, são excelentes fontes de vitamina ‘A’, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor.

Peixe: Os ácidos gordos (ómega 3) encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Consumir peixe é excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele. Chás: Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir a acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais, quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho. Lembre-se da água ela é fundamental, tome em torno de 1500 – 2000 ml por dia.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Compartilhe: