SAÚDE – O que fazer para evitar gases intestinais (flatulência) através da alimentação?

Flatulência nada mais é do que a produção de gases intestinais. Para a grande maioria das pessoas, os gases ou “puns” causam grande desconforto e até mesmo constrangimento social, esses gases são formados pela fermentação de alguns alimentos que consumimos bebidas com gás também contribuem e o ar engolido durante a fala e enquanto comemos É importante lembrarmos que determinados alimentos aumentam a produção de gases. Eles são expelidos por via oral (arrotos) ou via anal (gases intestinais). Alguns alimentos quando consumidos em excesso poderão causar flatulência são eles: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja; repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo, berinjela; carnes muito temperadas e defumadas, ovos cozidos, peixes, frutos do mar, queijos muito maduros. Comer rápido e mastigar pouco os alimentos atrapalham a digestão. Reserve um tempo tranqüilo para as refeições. Mastigue bem os alimentos. Engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas atrapalha a digestão e o bolo alimentar pode chegar ao intestino sem estar digerido adequadamente, prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido durante o dia; procurar comer alimentos como maçã, iogurte, chás concentrados de salsinha e salsão e frutas perfumadas como pêra, pêssego, sem casca e bem maduras estes alimentos reduzem os odores das fezes. Mantenham a pratica de exercícios físicos, pequenas caminhadas após as refeições estimula os movimentos intestinais, melhorando seu funcionamento e evitando gases.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

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