SAÚDE – Mitos e Verdades sobre alimentação

Beber água em jejum emagrece? Mito. A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Maracujá é calmante. Verdade. O maracujá contém substância calmante. Mas você precisaria comer muito maracujá para ingerir a substância em quantidade suficiente para se acalmar. Um suquinho de maracujá não acalma, é psicológico. O açúcar sim acalma: aumenta a produção de serotonina no cérebro.

Comer banana reduz cãibra. Verdade. Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

Ficar sem comer emagrece? Mito. Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa

Abacate engorda? Mito. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim)

Leite é indicado para desintoxicação. Verdade .O leite tem muita proteína e muitas das drogas venenosas têm ligação protéica, isto é, são capazes de se ligar à proteína. A proteína do leite retardará a absorção do veneno; mas é claro que o veneno ainda estará no corpo.

Comer à noite engorda. Mito. É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D, personal diet, domiciliar e clínica

Compartilhe: