Sartori venceu em 93% dos municípios

O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) ingressará no Palácio Piratini, no ano que vem, com o respaldo de uma vitória ampla nas urnas e no mapa gaúcho.

O peemedebista superou o adversário Tarso Genro (PT) em 461 dos 497 municípios — o equivalente a 93% do Estado (veja mapa abaixo). Venceu, ainda, em todas as 27 regiões em que se divide o Rio Grande do Sul.

O melhor desempenho regional de Sartori foi na Encosta Superior do Nordeste, área serrana onde ficam cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves e na qual somou 80,6% dos votos válidos. Tarso obteve seu melhor resultado proporcional na Zona Sul, onde teve a preferência de 47,89% dos eleitores — mas ainda ficou atrás de seu adversário.

Analisando-se a votação por município, o futuro governador conquistou sua votação mais expressiva, em termos percentuais, em Nova Pádua. No município de 2,4 mil habitantes, localizado na Serra e administrado pelo PMDB, Sartori chegou a 91,6% dos votos válidos.

A cidade que deu ao petista o maior percentual de votos válidos foi Itatiba do Sul, onde alcançou 64,13% da preferência do eleitorado. A cidade de 4 mil habitantes, localizada no Alto Uruguai e administrada pelo PT, já havia concedido ao atual governador sua maior vantagem no primeiro turno.

Confira, no mapa abaixo, como foi a votação para governador em cada cidade gaúcha. Para destacar uma cidade em especial, clique sobre ela ou digite o nome na caixa de texto.

(Clicrbs)

Compartilhe: