Santo Antônio do Planalto segue em alerta contra a dengue

O município de Santo Antônio do Planalto segue com ações intensas de combate à dengue. Nos dias 04 e 05 de janeiro, segunda e terça-feira, uma equipe formada por agentes de combate de endemias e agentes de saúde desenvolveu trabalhos do LIRA, o Levantamento de índice Rápido da Dengue. Durante os dois dias, 221 imóveis santo-antonienses foram inspecionados.

Entre as visitas realizadas, foram encontradas algumas larvas de mosquito. Elas foram enviadas ao laboratório para análise e o resultado foi negativo para a presença da larva do mosquito aedes aegypti no município. Inspeções do LIRA já foram efetuadas em novembro em Santo Antônio do Planalto, ação orientada pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo.

Por meio do LIRA, é possível verificar a existência ou não do inseto ou larvas do aedes aegypti no município. O levantamento permite o cálculo do Índice de infestação predial (IIP), número que coloca Santo Antônio do Planalto como local de baixo risco para a presença do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A prefeita do município, Cristiane Alberton Franco, ressalta que um comitê foi formado para debater as ações de combate à dengue e uma equipe delegada a desenvolver os trabalhos de vigilância. “Ainda assim, é importante que cada um faça a sua parte. Estamos todos juntos na missão de evitar que o mosquito transmissor dessas doenças se instale no município”, destaca.

De acordo com o planejamento previsto, em março será feito novamente o LIRA para a verificação do índice. A cada dois meses, será realizado um novo levantamento. Segundo relato da coordenadora das ações contra a dengue no município, Elisiane Silva, é importante a vigilância constante. “Fica o alerta aos moradores santo-antonienses sobre a necessidade de evitar locais com água parada, pois podem se tornar possíveis locais de criação do mosquito aedes”, disse.

(Prefeitura de Santo Antônio do Planalto)

Compartilhe: