SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – PSE é abordado no município

Postado em 17 maio 2019 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A escola tem um papel fundamental na identificação de possíveis agravos à saúde ocular e na realização de ações de promoção à saúde. Sendo um ambiente propício para a produção de autocuidado, de convivência, de cidadania e de saúde, visto que nela se dá boa parte das interações social sendo o lugar institucionalizado para a aprendizagem.

Com a finalidade de permitir aos alunos vivenciarem com qualidade os processos de desenvolvimento dos mesmos, o Programa Saúde na Escola de Santo Antônio do Planalto visou colaborar na identificação de possíveis problemas relacionados à saúde, inclusive a ocular, na promoção à saúde e no desenvolvimento de processos de autocuidado. Dessa forma, realizou ações de saúde ocular no mês de maio tanto na identificação de sinais e sintomas que podem indicar problemas, quanto na articulação das redes de saúde e de educação para a integralidade do cuidado resgatando os casos de atenção ou encaminhando para a especialidade, foram triados 134 alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental.

No que se refere à saúde ocular do aluno, pode-se afirmar que as causas de perda da capacidade visual são múltiplas. Em geral, essas causas relacionam-se a fatores biológicos, sociais e ambientais, por vezes passíveis de serem evitados ou minimizados.

Teste de Snellen

Consiste de uma avaliação inicial que busca identificar, no educando, a existência de problemas de refração que necessitarão de uma consulta com o oftalmologista. É realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais de Snellen.

A acuidade visual é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. A forma mais simples de verificar a capacidade da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen.

Quem pode fazer a identificação dos sinais de alteração por meio do Teste de Snellen?

A identificação de sinais de alteração à saúde ocular pode ser feita por todos os profissionais que participam do Programa Saúde na Escola, destaca-se o papel dos profissionais de educação, por conviverem por longo período e em diversas situações do cotidiano dos educandos. O Teste de Snellen pode ser realizado por todos os profissionais da saúde e da educação desde que devidamente capacitados.

Frequência recomendada

O Programa Saúde na Escola recomenda que os estudantes do ensino fundamental, a partir dos cinco anos e 1 mês, e os estudantes do ensino médio, até os dezesseis anos, realizem a avaliação da saúde ocular pelo menos uma vez por ano.

Postado em 17 maio 2019 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop