SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Programa de Educação Fiscal já colhe resultados com implantação da disciplina

A disciplina de Educação Fiscal possui um cronograma intenso com as turmas do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, em Santo Antônio do Planalto. Desde que foi implantada neste ano, através da Lei Municipal 1.265/2013 e do Decreto 010/2016, a disciplina vem tendo seus conteúdos aplicados de forma transversal e articulada a outros temas que perpassam os diferentes campos do conhecimento nesta área, como Português, História, Geografia, Ciências, Matemática, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

No dia 07 de Setembro, os estudantes participantes da iniciativa destacaram no Desfile da Pátria os conhecimentos adquiridos através da disciplina. Adesivos da mascote Tributinha, que representa o programa, foram distribuídos ao público. A Tributinha foi definida em um concurso realizado em maio pela Administração Municipal, onde o estudante David Rodrigo Luza, do 5º ano A, e a Pâmela Morschheiter Fernandes, do 5º B, elaboraram a figura e o nome da mascote.

De acordo com o fiscal Vanderlei Marcelo Lermen, um dos coordenadores do Programa de Educação Fiscal, a disciplina “prepara a população escolar e a comunidade para ações de cidadania e acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização. Outro fator importante de entender e acompanhar são os gastos públicos, impostos, tributos e taxas na condução desde nosso município até a nação”, destaca Vanderlei.

O conhecimento sobre como ocorre a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos é, para a prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, cada vez mais fundamental para a formação de cidadãos conscientes e politizados, pessoas atuantes na política e na administração do município. “Cada vez mais precisamos saber como ocorre o recolhimento dos nossos impostos e principalmente onde e como eles são aplicados. O país precisa de uma população ativa e participante, pessoas que fiscalizem a execução dos serviços públicos. Nossa iniciativa da implantação da disciplina de Educação Fiscal caminha nesse sentido: ensinarmos as crianças para termos cidadãos conscientes e participativos na condução da máquina pública”, revela a prefeita Cristiane.

(Prefeitura de Santo Antônio do Planalto)

Compartilhe: