SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Prefeita Cristiane acompanha assembleia de Verão da Famurs

Entre os dias 27 e 29 de janeiro, de quarta à sexta-feira da última semana, a prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, participou da Assembleia de Verão da Famurs, em Torres. O encontro ocorre anualmente e reúne prefeitos; vice-prefeitos; primeiras-damas e primeiros-cavalheiros; secretários municipais e vereadores; em painéis com debates em torno de assuntos de interesse dos municípios, como orientações e atualizações de pautas das municipalidades.

A prefeita Cristiane relata que a assembleia foi um momento importante para o esclarecimento de questões relacionadas a administração pública. “Também é fundamental estarmos atualizados em relação às novidades na condução dos processos. A assembleia da Famurs é um momento para dialogarmos com outros gestores e compartilharmos experiências”, conta.

No primeiro dia da programação, após a solenidade de abertura, o presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, abriu os painéis ao falar sobre “Conquistas e desafios da Famurs”. Em seguida, Pedro Ernesto Denardin, apresentador da Rádio Gaúcha, abordou “Ideias para superar a crise”. No mesmo dia, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, discorreu no painel “Pauta municipalista”.

A sexta-feira (29) proporcionou às lideranças políticas outros três painéis. Pela manhã, o tema “Instrumentos para regularização fundiária” pautou explanações de Adriana Schefer do Nascimento, defensora pública do Estado do RS. Logo após, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do RS, Marco Peixoto, esclareceu dúvidas relacionadas ao “Encerramento de mandato”. À tarde, a última abordagem da edição 2016 da Assembleia de Verão da Famurs foi sobre o “Processo eleitoral e condutas vedadas”, painel conduzido pelo Dallagnol Advogados Associados.

Como destaca a prefeita Cristiane, as orientações trazidas da assembleia serão úteis na condução das ações da administração municipal neste ano. “Nos painéis, foi possível colher algumas ideias que serão implementadas agora em 2016. Também podemos perceber que não é somente Santo Antônio do Planalto que passa por dificuldades orçamentárias. Muitos outros municípios estão com orçamentos restritos e situações bem piores que a nossa. Por ser um ano eleitoral, um ano atípico, também teremos de ter alguns cuidados específicos no encerramento do atual mandato e as orientações serão muito úteis nesse sentido”, explica a chefe do Executivo.

No total, mais de 150 prefeitos e vice-prefeitos de todo o Rio Grande do Sul participaram da Assembleia. O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, destacou as ações tomadas pelos prefeitos. “Não é no discurso que se supera a crise, é na prática. E os prefeitos estão fazendo sua parte. Pessoas de bem sabem conduzir esses momentos difíceis através do diálogo e das boas práticas”, ressaltou.

Compartilhe: