Os responsáveis pela comunidade escolar de Santo Antônio do Planalto acompanharam, na noite de terça-feira, dia 27 de outubro, explanações norteadas pelo tema “Combate do Trabalho Infantil”. A ação de sensibilização e educação no município foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social via Comissão da Saúde do Trabalhador. Participaram do evento professores, coordenadores e diretores das redes municipal e estadual de ensino santo-antoniense. A atividade foi coordenada pelos ministrantes Gustavo Kasperbauer e Liegi dos Santos.
A Constituição Federal proíbe o trabalho perigoso ou insalubre aos menores de dezoito anos e de qualquer trabalho aos menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Segundo os dados da PNAD/IBGE 2013, ainda há 2,7 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de trabalho no País. À medida que os números do trabalho infantil diminuem, os focos ficam mais difíceis de ser encontrados, demandando mais esforços não só da inspeção do trabalho, como também de outros órgãos governamentais e não governamentais.
“Partindo deste pressuposto, segue a necessidade de possuirmos um olhar diferenciado na busca de vestígios desta ocorrência vir a estar ocorrendo colocando em fragilidade crianças e adolescentes frente ao seu desenvolvimento e formação”, relata Kasperbauer.
(Prefeitura de Santo Antônio do Planalto)