Santa Clara comemora hoje seu centenário

A cooperativa de laticínios mais antiga em atividade no Brasil comemora um século de história no próximo dia 10. Fundada oficialmente em 10 de abril de 1912, a Cooperativa Santa Clara nasceu da união de um grupo de produtores rurais na localidade de Santa Clara, município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Hoje, a Cooperativa é reconhecida pela qualidade de seus produtos, especialmente os queijos, destacados por diversos prêmios e, há oito anos, os mais lembrados e preferidos dos consumidores gaúchos segundo pesquisa.

Atualmente, a Santa Clara possui mais de 200 itens entre suas linhas de laticínios e frigorífico. O complexo Santa Clara conta com indústria de laticínios, indústria de leite longa vida, frigorífico, fábrica de rações, cozinha industrial, postos de recebimento e resfriamento de leite, seis centros de distribuição e uma rede de varejo com nove supermercados e oito mercados agropecuários, fazendo-se presente em 13 municípios gaúchos por meio de suas unidades e totalizando 1.450 funcionários.

Produção

Compõem o quadro social da Cooperativa, 4.447 associados. Destes, 3.078 são produtores de leite, distribuídos em 95 municípios gaúchos. Tendo grande parte da sua atividade baseada no leite, a Santa Clara industrializou, em 2011, 242 milhões de litros de leite. No setor de frigorífico, foram produzidas 6.350 toneladas de carnes e embutidos. O faturamento total da Cooperativa, em 2011, fechou em 618 milhões de reais. Para 2012, a meta é crescer 8%.

Centenário

Para marcar seu centenário, a Cooperativa Santa Clara desenvolveu uma campanha de marketing comemorativa, regida pelo conceito compartilhar. Linha de produtos especiais, comercial de televisão, selo comemorativo, novo site, documentário e livro fazem parte das ações. Também serão realizados eventos com associados e funcionários.

Compartilhe: