Santa Clara apresenta ações em Semana do Meio Ambiente de Carlos Barbosa

Postado em 08 junho 2015 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Cooperativa Santa Clara apresenta as ações ambientais que desenvolve em suas indústrias dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa. A apresentação será às 19h30min, na sede da ACI.

O gerente do Departamento de Meio Ambiente da Santa Clara, Pedro Henrique Jung, falará sobre as práticas ambientais adotadas pela Cooperativa, com enfoque especial para a destinação correta de resíduos sólidos.

A Santa Clara conta com Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em todas as suas unidades, realizando a coleta seletiva dos materiais descartados, correto armazenamento e destino destes materiais, evitando a contaminação do meio ambiente. A correta gestão de resíduos sólidos gera benefícios inclusive financeiros.

Entre as ações realizadas, a Cooperativa conta ainda com utilização de energia elétrica gerada através dos dejetos suínos, os biodigestores, além de ações estendidas aos clientes das lojas do varejo, como a arrecadação de pilhas e baterias e lâmpadas fluorescentes. Para os produtores associados, a Santa Clara é parceira na coleta de embalagens de agrotóxicos nas campanhas anuais.

CENTRAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Resíduos sólidos são materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultantes de atividades humanas em sociedade. Já os rejeitos são resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada (Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal nº 12.305, de 02/08/2010).

De acordo com a legislação, a destinação correta dos resíduos passa pela reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e o aproveitamento energético, já os rejeitos devem ser distribuídos ordenadamente em aterros, observando normas operacionais específicas evitando danos ou riscos à saúde pública e minimizando os impactos ambientais.

Ações

A Santa Clara atua para minimizar a geração de resíduos na realização de suas atividades, reutilizando-os quanto possível, destinando-os para reciclagem ou tratamento/recuperação em empresas licenciadas junto aos órgãos ambientais, e encaminhados à disposição final os rejeitos, conforme orienta o Decreto nº 7.404/2010.

A Cooperativa também aplica a coleta seletiva em todos os setores, classificando os resíduos e identificando-os por cores dos recipientes de acondicionamento, facilitando sua separação junto a Central de Triagem. Ainda, para que se tenha sucesso na coleta seletiva, todos os funcionários recebem treinamento e tem acesso ao Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, desenvolvidos em todas as unidades.

Localizada em Carlos Barbosa, próxima a Estação de Tratamento de Efluentes, a Central recebe diariamente os resíduos gerados nas indústrias da Cooperativa, onde estes são separados de acordo com sua classificação e compactados, com auxílio de prensas hidráulicas, facilitando o transporte e reduzindo a quantidade de viagens. Os resíduos permanecem armazenados em local adequado e posteriormente são enviados às empresas licenciadas para destino final.

Em 2014, a Cooperativa Santa Clara reciclou aproximadamente 380 toneladas de resíduos. A maior parte dos reciclados corresponde ao Tetra Pak, aproximadamente 40% dos resíduos, seguido por plástico e papelão, que juntos correspondem a 41%. Ainda a cooperativa recolheu cerca de 10.000 lâmpadas fluorescentes, 1,31 m³ de acumuladores de energia e mais de 70 mil embalagens de agrotóxicos através da parceria com a empresa Cinbalagens.

Ainda, os plásticos utilizados para embalar os pallets na indústria são reciclados, produzidos a partir de energia eólica e de matéria prima renovável, minimizando os impactos ambientais e a necessidade de matéria virgem.

No ano de 2014, a Cooperativa Santa Clara utilizou mais de 120 toneladas de plástico reciclável, contribuindo na redução de emissão de gases do efeito estufa, consumo de energia elétrica, consumo de petróleo e disposição desse tipo de resíduo em aterros.

Estas práticas adotadas pela Cooperativa Santa Clara geram o melhor aproveitamento dos resíduos, possibilitando seu retorno ao processo produtivo, diminuindo o consumo de recursos naturais, além de evitar danos ao meio ambiente ocasionado pela má disposição dos rejeitos e resíduos perigosos.

Postado em 08 junho 2015 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop