A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul divulgou na quarta-feira (25), após o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia de Coronavírus, uma nota oficial em que destacou o compromisso primário à saúde física e em seguida a responsabilidade com a economia do município.
Conforme a prefeita em Exercício Marivane Kuhn, é necessário que tenhamos cautela nas medidas restritivas, de modo que possamos preservar as pessoas em vulnerabilidade e não prejudiquemos o comércio formal e informal.
Marivane destacou que a paralisação feita no comércio vai gerar um grande impacto financeiro, a curto, médio e longo prazo, mas reiterou que as medidas tomadas até o presente momento foram indispensáveis para evitar a chegada do vírus no município.
A Administração divulgou um vídeo que expôs o plano de enfrentamento ao vírus, que vão além das ações da Secretaria de Saúde, mas medidas sociais que enfrentarão a crise financeira que vai chegar.
Ao abordar a crise, Marivane, em constante diálogo com o prefeito Mário Filho, que cumpre licença por motivos de saúde, adiantou que um novo decreto poderá ser feito para flexibilizar a reabertura do comércio e templos religiosos, desde que evitem aglomerações e mantenham políticas de higienização. Este anúncio não é oficial, pois critérios de saúde estão sendo levados em consideração, conforme orientação do Ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta.
O comitê de enfrentamento a crise no município, ampliou ações de fiscalização a aglomerações, bem como compra e conquista de testes e insumos para a equipar a saúde e reforça que seguirá orientado pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.
As aulas permanecem suspensas na rede municipal, bem como as aulas da rede estadual.
O VÍRUS EM SANTA BÁRBARA
A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica confirmou na manhã de quinta-feira (26), que cinco casos são suspeitos no município e aguardam resultados de exames. Os possíveis infectados permanecem em isolamento e monitoramento.
O Hospital Santa Bárbara Beneficente possui cinco leitos específicos de isolamento e apenas dois respiradores para urgências, o que amplia a atenção para atendimento aos infectados, mesmo com a possibilidade de compartilhamento de ventilação mecânica entre internados. A Administração Municipal anunciou a compra de três novos respiradores, mas sofre com a dificuldade de fornecedores destes equipamentos. Estes investimentos se dão por recursos próprios e apoio do Poder Legislativo e da empresa 3 Tentos.
O Poder Judiciário, por meio da Comarca de Santa Bárbara do Sul, também anunciou que destinou R$ 72.533,35 para a Secretaria de Saúde. O valor é proveniente de penas alternativas propostas pelo Ministério Público e que agora ajudarão o município.
Um boletim epidemiológico diário será lançado pela Administração Municipal, através da página oficial da Prefeitura para ampliar a transparência diante do combate ao Covid-19. Serão informados os números de cidadãos monitorados em casa, suspeitos hospitalizados e confirmados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da Prefeitura de Santa Bárbara do Sul