Na última segunda-feira (17/02), foi encontrado o corpo de um homem no interior de uma propriedade rural em Santa Bárbara do Sul. Como o mesmo não possuía identificação e não se tinha maiores informações sobre o mesmo, a Polícia Civil acionou a perícia do Departamento de Criminalística para o levantamento do local, assim como o Departamento Médico Legal, para periciar o corpo.
Segundo os peritos, não havia qualquer indício de violência no corpo, isto é, sem tiros, facadas ou agressões, dando a entender que o homem apenas teve um mal súbito e faleceu.
Iniciaram as investigações para apurar, inicialmente, a identificação do morto. A Polícia Civil foi mobilizada, assim como a imprensa regional. Quatro famílias compareceram para fazer o reconhecimento, mas foram infrutíferos.
Na quarta-feira (19/02), o corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Santa Bárbara do Sul, aguardando identificação.
Com a divulgação do fato e apoio da Delegacia de Polícia de Panambi, começou a ser esclarecido o caso.
Familiares fizeram o reconhecimento, por foto e vestes, identificando o morto como sendo Alceu Martins Schaeffer, 43 anos, natural de Fortaleza dos Valos.
Para uma confirmação oficial aguardava-se a confrontação das digitais do cadáver com o banco de dados do Departamento de Identificação de Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira (21/02), foi confirmada a identidade como sendo mesmo Alceu Martins Schaeffer.
Ele estava trabalhando em Panambi, mas havia saído de casa há cerca de 10 dias, sem dar notícias de seu rumo.
Familiares seus informaram a Polícia Civil ele queixava-se de dores no peito e tinha problemas com alcoolismo.
(Cristiano Alvarez – Delegado de Polícia Substituto da DP de Santa Bárbara do Sul e Delegado de Polícia Regional)