SANTA BARBARA DO SUL – Arrancadão reuniu quase 2 mil pessoas

Postado em 30 novembro 2017 14:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Arrancadão reuniu quase duas mil pessoas em Santa Bárbara do Sul.

Após sete anos, o Arrancadão retornou à Alameda Pires Gonçalves em Santa Bárbara do Sul, via que dá acesso a cidade e reuniu quase duas mil pessoas no domingo (26).

Em um dia de sol, milhares de pessoas acompanharam a competição automobilística que reuniu mais de cinquenta competidores entre as modalidades moto e carro em diversas categorias.

O evento foi promovido pelo Departamento Cultural da Prefeitura de Santa Bárbara do Sul e Cia de Eventos de Espumoso-RS.

Conforme o organizador Luis Augusto Carvalho (Guinho), o envolvimento das equipes do Poder Executivo foi fundamental para realização do evento, como Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Obras e demais departamentos indiretamente envolvidos, mas fundamentais, além de órgãos de segurança e bombeiros que validaram e acompanharam o evento.

O sucesso financeiro de bilheteria foi destinado a escola Municipal Egydio Véscia que colaborou com a comercialização dos ingressos.

Guinho ressaltou o empenho desde já para realização do próximo Arrancadão.

Momento de recontar a história

Na entrega de Troféus da Copa Sul de Arrancadas, no dia 26 de novembro, da Administração Municipal homenageou a família do ex-vice-prefeito Jairo Antônio Cerutti, falecido em 1999, e que foi o idealizador da primeira competição automotiva de Santa Bárbara do Sul.

Era verão em 1984 quando uma multidão de curiosos se reuniu na Praça Central e após, na Alameda Pires Gonçalves para acompanhar o desempenho dos carros “envenenados”. Tinha Opala – incluindo o do próprio Jairo Cerutti – Fuscas, Maverick, Corcel modelos I e II, Passat, Chevette, Brasília e também o revolucionário Escort, lançamento da Ford daquele ano.

Um detalhe importante é que as corridas naquela época eram feitas no percurso de 1km. Como a largada era feita próximo onde é o hoje o monumento a Santa Bárbara e a chegada se dava na baixada próxima ao CTG, o público que estava no inicio só sabia quem ganhou o pega quando os carros voltavam: o vencedor vinha com os faróis acesos, já que não existia a tecnologia de cronometragem e a bandeira quadriculada em preto e branco era acenada na linha de chegada.
Visivelmente emocionada, Dona Alice Cerutti, viúva do homenageado e que estava acompanhada de uma de suas filhas, Renata, falou aos presentes sobre a importância de um evento desses para o município. “… o Jairo era apaixonado por velocidade, por carros; quando se tornou vice-prefeito foi logo em busca dessas competições, sabendo do que isso significa principalmente para a economia do município. Agradeço às pessoas que se lembraram desse legado e que hoje reconhecem o trabalho que foi feito há 33 anos atrás”, disse.

Conforme o prefeito Mário Filho, a partir desse ano, os troféus da categoria Citadino passarão a se chamar “Troféu Jairo Cerutti”. Para o chefe do Executivo isso é o mínimo que pode ser feito como forma de reconhecer o trabalho daquele que colocou Santa Bárbara do Sul no mapa do automobilismo gaúcho.

Texto: João Bóllico/Luis Augusto (Guinho) | Fotos: João Fogaça
Assessoria de Comunicação Integrada – Prefeitura de Santa Bárbara do Sul

Postado em 30 novembro 2017 14:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop