SALTO DO JACUÍ – Festa clandestina é flagrada e fiscal denuncia policial militar por agressão

Postado em 14 setembro 2021 15:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na madrugada de sábado, 11, Agentes da Fiscalização Sanitária de Salto do Jacuí flagraram uma festa clandestina em uma propriedade no município. Um fiscal da Prefeitura, foi agredido ao tentar encerrar o evento. De acordo com ele, a agressão partiu de um policial militar, responsável pela festa. O 16º Batalhão de Polícia Militar, de acordo com o G1, confirmou que se trata de um policial. Ele foi afastado enquanto a corporação apura o caso por meio de um procedimento interno.

De acordo com a 2ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar de Cruz Alta, responsável pelo comando da guarnição da Brigada Militar de Salto do Jacuí, foi aberto um procedimento investigativo para apurar o caso. Já conforme a Administração Municipal, desde as 22h30 de sexta-feira, 10, os fiscais recebiam denúncias da população contra a realização da festa.

No local, os agentes estimaram que havia mais de 200 pessoas reunidas, o que está em desacordo com as Medidas de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, tanto no Estado quanto no município. Por conta disso, o responsável pelo evento foi chamado e informado de que deveria encerrar o evento.

“Momento esse em que eu começo a fazer o relatório, fazer o meu trabalho, ele se aproxima de mim e começa a me insultar, ameaçar, dizer palavrões e me amedrontar. Eu pergunto se ele está me ameaçando e ele diz que sim, que está ameaçando e me dá uma cabeçada. Aí, eu saio e ele tenta investir de novo contra mim e a Brigada Militar acaba contendo ele. O pessoal da BM pediu para eu me retirar para não acontecer o pior”, conta um dos fiscais.

A festa foi encerrada e o responsável, multado em R$ 75 mil. O momento da agressão foi registrado em vídeo.

Na manhã desta segunda-feira, 13, a reportagem da Geração FM fez contato com Secretário de Saúde, o qual informou que às 19h vai ocorrer uma reunião para tratar sobre o assunto.

O Comando da Brigada Militar divulgou uma nota sobre o caso:
“A Brigada Militar se manifesta por meio desta nota, sobre a ocorrência na madrugada do dia 11 de setembro, na cidade de Salto do Jacuí/RS.

A Brigada Militar foi solicitada pela “Fiscalização Municipal de combate ao Covid-19” para atender uma ocorrência de realização de festa clandestina. No local, os fiscais solicitaram a presença do proprietário, que ao ser indagado sobre a festa, acabou se exaltando, como aparece em vídeo divulgado, ameaçando e agredindo o fiscal, sendo contido pelos Policiais Militares que apoiavam a ação do fiscal.

Após o fato, a fiscalização sanitária municipal registrou a multa pelo descumprimento do decreto municipal.

A Brigada Militar ressalta que não compactua com desvios de conduta por parte de seus integrantes e que tal comportamento não condiz com o padrão estabelecido na Legislação e normas que norteiam o agir da Corporação e de seus Policiais Militares.

O comando do 16º BPM já o afastou de suas atividades e já instaurou o devido Inquérito Policial Militar (IPM). A apuração desta ocorrência deve ocorrer pelo prazo legal de 40 a 60 dias e, tão logo seja concluída está investigação, a BM informará”.

Fonte G1

Postado em 14 setembro 2021 15:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop