Antes de pegar a estrada para longas viagens, é imprescindível dedicar um tempinho para revisar o veículo. Cuidados simples, rápidos e práticos podem garantir uma viagem tranquila e segura, sem sustos causados por falhas técnicas.
Por isso, separamos alguns itens que devem ser revisados regularmente por uma empresa especializada, sobretudo antes de viagens:
Pneus
Os pneus devem ser calibrados corretamente, seguindo as recomendações do fabricante. Estepe também deve estar calibrado. Uma revisão ainda poderá indicar se é necessário fazer balanceamento ou alinhamento, evitando o desgaste precoce e garantindo controle sobre o veículo.
Freios
Os freios devem ser revisados pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que alguma inconformidade for notada. Para viagens, é importante checar o fluído de freio. Se estiver abaixo do nível, é preciso verificar se há vazamentos, além de completá-lo. Além disso, deve-se observar o prazo de validade do fluído.
Suspensão
Revisar a suspensão do veículo é um cuidado importantíssimo e deve ser realizado pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. Na verificação da suspensão, é importante também observar as condições das buchas, molas, amortecedores e batentes, além de realizar a geometria e o balanceamento.
Óleo e filtro
É importante ainda averiguar o nível de óleo e seu prazo de validade. Caso a troca for necessária, adquira um lubrificante que se enquadre nas recomendações da montadora. Óleo vencido ou abaixo do nível pode comprometer o motor e aumentar o consumo de combustível.
Filtros do ar e combustível
Estes filtros são fundamentais para garantir o funcionamento do motor. Se estiverem desgastados ou vencidos, podem consumir mais combustível e ainda deixá-lo na estrada, em caso de sujeira ou deterioração. Observe também os prazos de validade.
Arrefecimento
O sistema de arrefecimento deve ser revisado conforme as recomendações do fabricante. É preciso averiguar se o fluído do sistema de arrefecimento está normal, além de observar o nível da água do radiador. Tais cuidados auxiliam na manutenção da temperatura do motor, evitando seu aquecimento.
Palhetas
É bom checar a situação das palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada. Analise ainda a água do limpador dos vidros.
Itens de emergência
Observe se todos os itens de emergência estão no lugar, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor.
Bateria, Painel e Lâmpadas
Checar bateria, luzes do painel e lâmpadas também é necessário. Além de deixar você na mão e dificultar a viagem, você ainda pode ser multado se houver irregularidades.
Com exceção do último item, todos os demais serviços são oferecidos pela GF Pneus de Tapera. Para mais informações ou dúvidas, fale com nossos profissionais, através do fone (54) 3385-3200.
Redação e Fotos: Mariângela Palmeira – Assessoria de Comunicação e Marketing.