RTC desenvolve estudo sobre uso de multissítios ou biofungicidas associados a fungicidas no controle de bacterioses em trigo

Postado em 20 junho 2024 06:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Rede Técnica Cooperativa (RTC) conduziu um ensaio no campo experimental da CCGL, Cruz Alta/RS, para avaliar a utilização de multissítios ou biofungicidas associados a fungicidas no controle de bacterioses em trigo, quando foram realizadas quatro aplicações de fungicidas ao longo do ciclo da cultura.

As bacterioses em trigo são detectadas com maior frequência próximo ao período de espigamento, podendo ocasionar prejuízos consideráveis na produtividade do trigo. No Brasil, as duas principais bacterioses na cultura do trigo são: a estria bacteriana, que ocorre em condições de temperaturas mais elevadas (em torno de 25 °C) e o branqueamento ou queima da folha do trigo, relacionada a temperaturas mais baixas (ao redor de 16 °C).

As principais medidas de controle para as bacterioses em trigo são: a rotação de culturas, a escolha de cultivares com maior grau de resistência genética e a aquisição de sementes sadias. O estudo evidenciou que o uso de multissítios ou biofungicidas associados ao fungicida trouxe aumento no controle de bacterioses no trigo e resultou em um aumento de produtividade de 2,5 a 9,6 sacos ha-1 quando comparado a aplicação de fungicida isolado (Priori Xtra).

Para ler o estudo completo, acesse a plataforma digital Smartcoop em app.smart.coop.br. Se você ainda não faz parte da comunidade Smartcoop, entre em contato com sua cooperativa e aproveite todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma.

Postado em 20 junho 2024 06:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop