RS deve plantar 1,1 milhão de hectares de trigo

De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho, o Rio Grande do Sul deve plantar nada menos que 1,1 milhão de hectares de trigo nesta temporada. O estado finaliza o plantio do cereal, e mesmo com um inverno inclemente, deve registrar uma expansão na área cultivada.

“Devido às constantes chuvas no final do mês de Junho, a atual situação é de atraso no plantio no estado [RS], e em algumas regiões inclusive já passou a época de zoneamento de plantio. Inclusive o Estado já pediu ao Mapa (Ministério de Agriultura, Pecuária e Abastecimento) a prorrogação”, revelou o especialista ao Programa Realidade, da Rádio RedeSul.

“Falta ainda de dez a 15 por cento da área para ser plantada no estado. Hoje a principal região produtora de trigo é Ijuí, com 331 mil hectares. Também Santa Rosa, que produz 296 mil hectares”, conta ele. No entanto, Dellavalle revela que essa expansão na área não é resultado de um bom momento para a cultura, pois os preços estão em baixa.

“Esse aumento de área se dá porque na época em que foi projetado esse plantio havia demanda e o problema na Crimeia, na Ucrânia, que é um grande produtor de trigo. Com o conflito, se estimava o aumento de preço, com a queda da exportação deles. Porém, isso não está ocorrendo. E ainda mais: em ano eleitoral, o governo liberou a TEC (Tarifa Externa Comum)”, explica.

(Agrolink)

Compartilhe: