RS declara emergência em saúde pública devido à circulação do vírus da febre amarela

Postado em 29 abril 2021 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na 6ª CRS, região de Passo Fundo, quatro municípios possuem circulação confirmada do vírus da doença

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinou, durante reunião virtual realizada nesta quarta-feira (28), a Portaria 341/2021, que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual (ESPIE) no Rio Grande do Sul em decorrência da confirmação da circulação do vírus da febre amarela.

O último Informativo Epidemiológico de arboviroses, referente ao período de 18 a 24 de abril, apresenta 23 municípios com circulação do vírus confirmada.

Outros 72 municípios, situados no entorno, são considerados de área amarela, com riscos de também virem a ter circulação do vírus. Até agora, a doença não foi detectada em humanos.

Região de Passo Fundo
Na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), da região de Passo Fundo, quatro municípios possuem circulação confirmada do vírus da febre amarela: André da Rocha, Barracão, Capão Bonito do Sul e Lagoa Vermelha.

Este grupo, considerado área vermelha, é formado por municípios onde foram encontrados primatas mortos, contaminados por mosquitos de áreas silvestres que transmitem o vírus da doença.

Proteção é a vacina
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Atenção Primária.

Conforme a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri, a estratégia de vacinação deve ser intensificada imediatamente para elevar as coberturas em áreas vermelhas e amarelas.

*Diário da Manhã

Postado em 29 abril 2021 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop