Roda de Conversa em Ibirubá falou sobre o feminicídio

Postado em 23 setembro 2022 09:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na quarta-feira (21) de setembro a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação, juntamente com a Coordenadoria Municipal da Mulher, em parceira com a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá, através da procuradoria Especial da Mulher, realizaram um evento alusivo ao Agosto Lilás, que faz referência a Lei Maria da Penha, mês de Conscientização pelo fim da Violência contra a Mulher.

O evento ocorreu em dois turnos, sendo as 09horas e ás 14horas, na Casa de Cultura Osvaldo Krames oportunizando abranger o maior numero de pessoas através de entidades, conselhos, servidores, professores, estudantes das escolas municipais, estaduais, federal e particular do nosso município e comunidade no geral.

A Roda de Conversa teve como tema “O AMOR NÃO MATA. DIGA NÃO AO FEMINICÍDIO”, e contou com a participação das profissionais: Ana Carolina de Oliveira Spengler Stadtlober-Analista do Ministério Público, Marinilse Batistel-Psicóloga, Natalia Winsch-Advogada e Pamela Kuffel-Odontóloga.

O momento mais emocionante foi o relato das famílias que clamam por justiça por suas filhas ou mães que foram vitimas de feminicídios.

De acordo com os indicadores divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em 14/07/2022, o número de feminicídios no  Rio Grande do Sul aumentou 25% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado – de oito para 10 casos.

De acordo com o levantamento do Estado, entre as 10 mulheres assassinadas por motivo de gênero no mês, apenas uma contava com medida protetiva de urgência. No acumulado desde janeiro, o estado contabiliza 55 feminicídios, seis a mais que no primeiro semestre de 2021, alta de 12,2%.

Os dados apontam crescimento de 5,7% nos casos de lesão corporal no mês de junho, na comparação com junho de 2021. Em relação a estupro a queda foi de 4,1%, ameaça foi 11,7 e tentativa de feminicídio a redução foi de 11,8%.

Este momento marcante só foi possível, devido ao empenho e dedicação da 1° Dama de Ibirubá e Secretária da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação Fabiana Ritter Grave, da Coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher Juliana Ribas Costa, da Procuradora da Procuradoria Especial da Mulher Vereadora Gesmari Inês Jandrey, da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto através da Coordenadora de Cultura e Turismo Magda D’âmico Pimentel, da Secretaria da Saúde e a OAB Subsecção Ibirubá/OAB Comissão da Mulher Advogada.

Um agradecimento especial às empresárias Anelise Ferraza Wollmeister proprietária da Loja Anelise Store, Claudia Moura proprietária da loja Adore Perfumes e Cosméticos que gentilmente fizeram a doação dos mimos e a Lucy Andrade pela confecção de artesanatos que foi entregue as famílias e as mediadoras que participaram do evento.

Postado em 23 setembro 2022 09:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop