Ricardo Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvo de operação da PF

Postado em 19 maio 2021 15:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Investigação apura esquema que envolveria a exportação ilegal de madeira. Presidente do Ibama, Eduardo Bim, teve afastamento determinado pelo STF

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (19), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Ministério do Meio Ambiente e ao titular da pasta, Ricardo Salles. São 35 ordens judiciais autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandados são cumpridos no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará. Cerca de 160 policiais participam da ação.

A PF investiga os crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando que teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. O esquema envolveria a exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e a Europa.

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O presidente do Ibama, Eduardo Bim, está entre eles.

Na mesma decisão de Alexandre de Moraes, também foi autorizada a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles.

*Gaúcha ZH

Postado em 19 maio 2021 15:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop