Retrospectiva de Lydia Mombelli da Fonseca

TAPERA – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Tapera, homenageará o centenário de nascimento de Lydia Mombelli da Fonseca a partir dia 09 de maio, expondo no Memorial Taperense, a vida e obra da escritora e poetiza taperense.

Após as atividades previstas para a data do seu nascimento, o centenário se transformará em tema a ser trabalhado pelos alunos das escolas do Município, em eventos como a 3ª Semana Municipal da Cultura (31 de 08 a 07/09); 22ª Feira do Livro ( 03/09 a 05/09); Semana da Pátria (31/08 a 07/09) e 3º Festival da Canção Estudantil e Categoria Livre (02/09).

Com esta publicação inicia-se uma retrospectiva de fatos, poesias, fotos e livros que fazem parte do acervo doado pelos familiares da escritora, e que retratam muitas passagens da história de Tapera.

Lydia Mombelli da Fonseca faleceu em 2000 aos 88 anos de idade.

Além das obras literárias, a maior parte voltada para o público infantil, a escritora escrevia frequentemente para os jornais.

Começamos por uma nota publicada no Correio do Povo, numa das edições de dezembro de 1963 e refere-se a formatura no Ginásio Taperense.

TAPERA (Do correspondente) – Em solenidade realizada no dia 28 de dezembro último, receberam seus certificados de conclusão do curso ginasial os seguintes jovens: Ana M. Schneider, Onamari Pastório, Antonieta de Oliveira, Ari Koch, Ary Valdemar Vieira, Celestino Golfeto, Celita Manfrin, Dalcírio Renato Zanette, Darci Vieira, Enio Vieira, Hermes A. de Oliveira, Iolanda Scheuer, José Pierezan, José Renato Erpen, Maria Silvina Neis, Osmar Luiz Schipper, Pedro Petter Filho, Plinio Wiurzius, Reinalto Hubber, Rosa Maria Rohe, Sérgio Hartmann, Valdir Pasinato e Wilson Webers.

O ato de entrega dos certificados teve lugar nas dependências do Ginásio Taperense. Os ginasianos foram paraninfados por d. Lydia Mombelli da Fonseca e escolheram o seguinte lema: Deus por guia, o Trabalho por ideal e a Honra por base.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: