Resultados da CCS e CBT por mensagem beneficiam a qualidade do leite

Desde junho deste ano, os produtores podem optar por receber os resultados dos testes de Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) por mensagens de celular. Para os produtores, o recebimento das mensagens alguns dias antes dos resultados encaminhados impressos através do freteiro faz uma grande diferença, auxilia no controle da sanidade do rebanho e aumentar a qualidade da matéria-prima.

O serviço idealizado pela Cooperativa Santa Clara tem o objetivo de fornecer aos produtores mais agilidade no acesso aos resultados e possibilitar um tratamento mais eficaz, um aumento na qualidade do leite e, consequentemente, mais rentabilidade.

Desde a primeira mensagem encaminhada no dia 26 de junho, foram mais de 23 mil mensagens enviadas aos 2.580 produtores cadastrados. Um dos diferenciais definidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Santa Clara, que implantou toda parte técnica do serviço, foi o controle do recebimento da mensagem. Saber quando o produtor efetivamente recebeu a mensagem possibilitou uma melhoria imediata no serviço de envio.

Os produtores destacam especialmente a agilidade na resolução de possíveis problemas de sanidade no rebanho. “Recebendo por mensagem antes, conseguimos fazer o controle mais rápido. Se tem qualquer problema, posso começar rapidamente a medicação e resolver”, explica a produtora Sandra Regina Rupenthal Horst, de Quinze de Novembro.

Segundo o gerente do Departamento de Política Leiteira, João Seibel, o retorno dos produtores têm sido muito positivo. “Este projeto agiliza e possibilita ao produtor acompanhar e melhorar a qualidade do leite, seja nos cuidados em relação à higiene, seja na questão de sanidade do animal. Percebemos que eles têm utilizado a ferramenta para o gerenciamento da propriedade de fato e que podemos ampliar esse acesso à tecnologia, pois ele beneficia o associado”, explica.

O que é CBT?

CBT (contagem bacteriana total) remete ao número total de bactérias presentes em 1 ml de leite. A contagem bacteriana total do leite cru é o teste empregado para avaliação da qualidade microbiológica do leite. O resultado fornece indicação dos cuidados de higiene empregados na obtenção e no manuseio do leite. Altas contagens indicam falhas na limpeza dos equipamentos, na higiene da ordenha e/ou problemas na refrigeração do leite.

O que é CCS?

As células somáticas são células de defesa do organismo (glóbulos brancos 99% e células tecido secretor do leite 1%), com a função de combater infecções e ajudar na reparação da glândula mamária. Altas contagens de células somáticas (CCS) indicam que a vaca está passando por uma infecção ou sofreu uma lesão na glândula mamária.

(Assessoria de Comunicação da Santa Clara)

 

Compartilhe: