Remédio para artrite reumatoide se mostra eficaz contra Covid-19

Um dos grandes desafios dos médicos ao tratar pacientes com covid-19 em estado grave é conter a resposta imunológica exagerada que ocorre em alguns casos. O próprio organismo danifica tecidos e órgãos ao tentar combater a infecção, podendo levar à morte.

Neste contexto, um medicamento desenvolvido contra artrite reumatoide se mostrou promissor para pacientes que dependiam de ventilação mecânica, concluiu um estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, publicado na segunda-feira (13) no periódico científico Clinical Infectious Diseases.

O estudo avaliou minuciosamente 154 pacientes em estado crítico tratados no centro médico acadêmico Michigan Medicine entre março e maio.

Cerca de metade dos pacientes estudados recebeu o tocilizumabe nas primeiras 24 horas após a intubação. A outra metade teve tratamento convencional, sem o medicamento.

Os pesquisadores concluíram que os que receberam o medicamento tiveram chance 45% menor de morte na comparação com os que não receberam, além de possibilidade de sair mais rapidamente do respirador ou do hospital.

Fonte: R7
Foto: Divulgação / Roche

Compartilhe: