Reitora da Unicruz foi uma das interlocutoras no encontro com o governador Tarso Genro

CRUZ ALTA – O Governo do Estado realizou na última sexta-feira (25), na Casa de Cultura Justino Martins de Cruz Alta, o projeto “Encontros para o Desenvolvimento”. Integrante do sistema de participação cidadã, o “Encontros” é um canal de escuta do Executivo com vistas ao aprimoramento das ações e políticas públicas que propiciem o crescimento das regiões.

Além do governador Tarso Genro, que coordenou a reunião de trabalho, também estiveram na Casa de Cultura parte do secretariado destacado para o Encontro. Em pauta, temas como agricultura, turismo, infraestrutura, desenvolvimento tecnológico, saúde e segurança pública. Interlocutores definidos pela região apresentaram seus relatórios com as prioridades em cada tema citado.

A reitora da Universidade de Cruz Alta foi a interlocutora da temática Desenvolvimento Tecnológico, oportunidade em que relatou a importância da Unicruz para a região, destacando que a Instituição tem um compromisso como gestora técnica e científica do Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto Jacuí (COREDE) e com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “A nossa atuação, fundamentada no Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional, elaborado em 2010, busca a permanente sintonia entre os programas governamentais e aquilo que a região estabelece como prioridade”, observou.

Elizabeth Dorneles também salientou a importância das políticas do governo Tarso Genro, que vem valorizando de modo significativo o papel das universidades comunitárias em suas regiões de inserção. “Somos parceiros tanto de programas de ensino e extensão, como é o caso da Rede Escola de Governo, quanto dos de pesquisa para inovação tecnológica”, afirmou. Ela ainda ressaltou que a valorização às universidades comunitárias também é caracterizada pelos inúmeros editais voltados a pesquisa, com vistas ao Polo Tecnológico do Alto Jacuí, contudo, segundo a Reitora, mesmo com aprovação do mérito acadêmico destes projetos, a Unicruz tem ficado sem acesso às verbas devido ao passivo de dívidas deixadas pelas gestões passadas.

Quebrando o protocolo, após o encerramento da manifestação da representante da Unicruz, o Governador relatou que essa demanda já era discutida na época em que ocupou o Ministério da Educação (2004/2005) e fez questão de afirmar à Reitora que em breve a negociação do endividamento das universidades comunitárias deverá dar um grande passo, por meio da conversão dos valores em bolsas de estudo.

A importância da Universidade de Cruz Alta foi reafirmada pelo presidente do COREDE Alto Jacuí, Roberto Luis Visoto, que foi porta-voz do assunto Desenvolvimento Regional. Visoto observou que a Unicruz contribui de maneira indispensável com o COREDE na busca de estratégias para o desenvolvimento do Alto Jacuí

Também prestigiaram o projeto “Encontros para o Desenvolvimento”, os vice-reitores de Graduação Sirlei Lauxen; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Cléia Baiotto e; Administração Fábio Dal-Soto.

Unicruz