Reinauguração do Escritório Central será transmitida ao vivo nesta segunda-feira

A reinauguração do prédio do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, será realizada nesta segunda-feira (02/08), às 16h, de forma virtual, com transmissão simultânea nos canais do Youtube e Facebook da Instituição. Para acompanhar, acesse o link https://youtu.be/E2aF80Ms-vA. A estrutura passou pela recuperação total depois de um incêndio ocorrido em junho de 2018.

A cerimônia presencial que contará com a participação do governador Eduardo Leite e da secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, será realizada na área externa, com público reduzido devido aos protocolos de sanidade da pandemia da Covid-19.

O prédio do Escritório Central da Emater/RS-Ascar foi construído entre 1980 e 1982, sendo inaugurado em fevereiro do ano seguinte. A construção foi realizada com recursos da Embrater/Bird, com contrapartida do Governo do Estado, que doou o terreno, localizado na rua Botafogo esquina com a Érico Veríssimo, no bairro Menino Deus. Na época, a Instituição integralizou os valores finais com recursos próprios.

Em 27 de junho de 2018, um incêndio, segundo laudos, fruto de sobrecarga elétrica, atingiu grande parte da edificação e do acervo técnico e material mantido no prédio. De acordo com o diretor administrativo em exercício, Lino Hamann, por conta da idade do prédio (cerca de 40 anos), a Diretoria resolveu incluir na reforma do sinistro a recuperação total da edificação. “Para isso foram utilizados materiais modernos antichamas, antirruídos, antiderrapantes, para atribuir maior segurança aos usuários”, ressalta Hamann.

A obra, que levou cerca de dois anos para ser concluída, passou por diversas fases: desocupação do prédio (móveis, objetos e acervos); recuperação estrutural (execução do projeto técnico); planejamento e execução dos projetos complementares (arquitetônico, elétrico, hidráulico, climatização, elevadores, PPCI). Os projetos foram elaborados pela TR Engenharia e executados pela LBF Engenharia.

“O retorno dos empregados ao prédio, desde meados de julho, é gradativo e deverá ser concluído no decorrer do mês de agosto, observando os protocolos de saúde, conforme decretos”, explica Hamann.

Para o presidente da Instituição, Geraldo Sandri, o retorno dos empregados ao prédio representa a união e elevação da autoestima de quem passou os últimos anos trabalhando em diversos espaços públicos pela cidade. “Agora todos estarão próximos novamente em um prédio novo, moderno, seguro e confortável, com as condições adequadas de proximidade e trabalho”.

Atenção!
A imprensa da Capital interessada em cobrir presencialmente o evento deverá entrar em contato com a Assessoria de Imprensa pelos contatos abaixo para confirmar presença, devido à limitação de público. Sendo permitido no máximo dois profissionais por veículo.

Foto: Rogério Fernandes
Jornalista Taline Schneider – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Compartilhe: