Reeducação alimentar garante qualidade de vida

Postado em 14 dezembro 2012 07:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, e nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Não são todas as pessoas que querem perder peso, existem aquelas também que desejam ganhar peso, homens e mulheres procuram maneiras de manter a forma, mas isso deve ser feito com a ingestão de alimentos corretos, assim levando uma vida saudável.

São muitos os fatores que contribuem para a pessoa não ter o peso adequado, como metabolismo acelerado, deficiências nutricionais, problemas endócrinos, gastrointestinais, entre vários outros.

Fazer exercícios físicos também é uma boa medida, desde que sejam anaeróbicos intensificados não para perda de peso e sim para ganhar massa muscular, mas devem ser estipulados e acompanhados por um profissional especializado. Algo bem importante é não desistir, pois o resultado poderá demorar um pouco, mas ele logo vem, já que engordar é mais fácil do que perder peso, ganhe peso, mas, com saúde e sem excessos absurdos.

Um exemplo para citar é o caso de um dos pacientes do Hospital Notre Dame São Sebastião, que esteve internado com objetivo de ganhar peso antes de se submeter a uma cirurgia. Por orientação médica este paciente não poderia fazer o procedimento antes de atingir o peso ideal para não comprometer sua saúde.

Através da orientação e acompanhamento da nutricionista Salete Bordin o paciente teve êxito no tratamento que possibilitou realizar a cirurgia.

(Assessoria de Imprensa – Hospitais Notre Dame)

Postado em 14 dezembro 2012 07:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop