REDE ESCOLA DE GOVERNO – Seminário de Direitos Humanos encerra com debate sobre política

CRUZ ALTA – inédito na Universidade de Cruz Alta, o Seminário sobre Direitos Humanos reservou como última atividade um importante debate, principalmente em tempos de eleições municipais. “Política, Ética e Transparência” foi o tema da palestra ministrada na noite da última terça-feira (14), por Marcos Flávio Rolim, jornalista, sociólogo e assessor de comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). A atividade teve mediação do professor do curso de Direito da Unicruz, Domingos Benedetti Rodrigues.

Usando as raízes conceituais democracia como mote para a sua apresentação, Marcos Rolim chegou a utilizar-se da cultura ateniense. Ele mencionou que a democracia moderna passou pelas ideologias originas na filosofia da Grécia, mas que o Brasil ainda sofre adaptações devido à sua recente história política. “Os nossos cidadãos têm dificuldade para entender o significado de democracia porque possuem pouco convívio democrático. Se compararmos com outras nações, que adotaram este sistema de governo há mais tempo, estamos em um processo de evolução.” – resumiu o jornalista.

O I Seminário de Direitos Humanos iniciou segunda-feira (13) foi promovido pela Unicruz, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), integrando as ações da Rede Escola de Governo (REG). A professora responsável pela REG na Universidade, Solange Billig Garces, destacou o sucesso do evento então pioneiro na Instituição. “A avaliação é muito positiva, principalmente pela participação do público. Tivemos, em todas as palestras, a presença de acadêmicos, docentes, autoridades e da comunidade em geral.”

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: